O Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, assinou, conforme documento publicado no Diário Oficial, edição do dia 21 de outubro, a nomeação de 3.714 aprovados no concurso Seduc-AM, aberto em 2018.
A expectativa é que os profissionais convocados já comecem a trabalhar no ano letivo de 2020. Essa é a segunda nomeação feita este ano. A outra, feita em agosto, contou com 312 candidatos nomeados.
As convocações feitas pelo governo Estadual obedecem às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e visam suprir a demanda de cargas horárias vagas, oriundas de falecimentos e aposentadorias.
Segundo o secretário de Educação, Vicente Nogueira, a convocação contempla mais da metade dos classificados. “Estamos fazendo principalmente a substituição dos contratos temporários. O que não quer dizer que não vamos precisar de novos contratos temporários. Mas, nesse momento, nossa prioridade é acomodar os aprovados”, assegurou.
De acordo com o documento, os convocados deverão se apresentar na sede da Secretaria, localizada na rua Waldomiro Lustoza, 250 – Japiim II, zona sul de Manaus, até o dia 22 de novembro, para recebimento de documentação. Além de encaminhamentos à junta médica pericial do Estado do Amazonas.
Segundo informações do governo, até a próxima terça-feira, 29 de outubro, será divulgado um cronograma de atendimentos conforme as especificações dos cargos e funções, com horários definidos.
Entre os dias 25 de novembro e 20 de dezembro serão realizadas as perícias médicas para expedição de laudo admissional. As posses e procedimentos de lotação estão previstos para os dias 23 de dezembro 2019 e 15 de janeiro de 2020. O início das atividades dos aprovados está marcado para o dia 3 de fevereiro.
Além disso, o governo pretende nomear 108 assistentes técnicos, 390 merendeiros, 03 assistentes sociais e um engenheiro civil.
O Concurso
A Secretaria divulgou a abertura de três editais de concursos.
O primeiro edital publicado contou com 6.787 vagas para os cargos de Nível Superior, respeitado o percentual mínimo de 10% (dez por cento) a candidatos com deficiência, e o percentual de 2% (dois por cento) a candidatos portadores de Síndrome de Down.
Já o segundo edital ofereceu 108 vagas para o cargo de Assistente Técnico e 600 vagas para o cargo de Merendeiro, também sendo respeitado o percentual mínimo de 10% (dez por cento) a candidatos com deficiência e o percentual de 2% (dois por cento) a candidatos portadores de Síndrome de Down.
Por fim, o um terceiro edital contou com 680 vagas para Profissionais do magistério para atuação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza (ensino fundamental e médio), Ciências Humanas, Ciclo e Formas de Educar, com salários de R$ 2.076,54, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
As vagas de ensino fundamental e médio serão destinadas as funções de Assistente Técnico (108 vagas) e Merendeiro (600 vagas). As oportunidades de nível superior serão reservadas aos cargos de:
- Professor do Ensino Regular – 20 horas – capital: 1.298 vagas
- Professor do Ensino Regular – 40 horas – capital: 492 vagas
- Professor do Ensino Regular – 20 horas – interior: 2.397 vagas
- Professor do Ensino Regular – 40 horas – interior: 105 vagas
- Professor Mediação Tecnológica – 20 horas – capital: 55 vagas
- Professor Mediação Tecnológica – 20 horas -interior: 1.762 vagas
- Professor Educação Especial – 20 horas – capital: 146 vagas
- Professor Educação Especial – 20 horas – interior: 161 vagas
- Pedagogo 20 Horas – capital: 60 vagas
- Pedagogo 20 Horas – interior: 91 vagas
- Pedagogo 40 Horas – capital: 40 vagas
- Assistente Social – capital: 04 vagas
- Assistente Social – interior: 33 vagas
- Bibliotecário – interior: 50 vagas
- Contador – capital: 05 vagas
- Engenheiro – capital: 07 vagas
- Estatístico – capital: 02 vagas
- Fonoaudiólogo – capital: 03 vagas
- Nutricionista – capital: 02 vagas
- Nutricionista – interior: 38 vagas
- Psicólogo – capital: 02 vagas
- Psicólogo – interior: 34 vagas