Cresce a expectativa de abertura de um novo concurso da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Concurso SEDUC-AM). A pasta já pode estar com preparativos para a realização do certame quase prontos. O edital de abertura, entretanto, ainda não tem previsão de ser publicado.
No momento, a pasta recebeu do governo um crédito suplementar para realização de concursos e processos seletivos, conforme indica a publicação no Diário Oficial, edição do dia 13 de abril. Entretanto, é importante destacar que a liberação do crédito não garante a abertura de novo edital em si.
O último concurso público, aberto em 2018, terá validade até agosto de 2021. Esse ponto também pode ser um forte indicativo que um novo edital será divulgado.
Além do crédito orçamentário, a Secretaria de Educação precisará receber um aval do governo do Estado do Amazonas para liberar o novo concurso SEDUC-AM.
Edital SEDUC AM foi homologado em 2019
O concurso SEDUC-AM foi homologado em 2019 e, a partir disso, os candidatos aprovados começaram a ser convocados. De acordo com o secretário de Educação, Luiz Castro, a divulgação do resultado seguiu todos os trâmites legais, após um longo processo de execução.
“Sabemos que se trata de um concurso que sofreu algumas atribulações no ano passado, mas fomos extremamente céleres nessa execução até a divulgação do resultado final, respondendo a todos os recursos solicitados”, afirmou o secretário.
Foram mais de 8 mil vagas
A Secretaria divulgou a abertura de três editais de concursos.
O primeiro edital publicado contou com 6.787 vagas para os cargos de Nível Superior, respeitado o percentual mínimo de 10% (dez por cento) a candidatos com deficiência, e o percentual de 2% (dois por cento) a candidatos portadores de Síndrome de Down.
Já o segundo edital ofereceu 108 vagas para o cargo de Assistente Técnico e 600 vagas para o cargo de Merendeiro, também sendo respeitado o percentual mínimo de 10% (dez por cento) a candidatos com deficiência e o percentual de 2% (dois por cento) a candidatos portadores de Síndrome de Down.
Por fim, o um terceiro edital contou com 680 vagas para Profissionais do magistério para atuação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza (ensino fundamental e médio), Ciências Humanas, Ciclo e Formas de Educar, com salários de R$ 2.076,54, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
As vagas de ensino fundamental e médio serão destinadas as funções de Assistente Técnico (108 vagas) e Merendeiro (600 vagas). As oportunidades de nível superior serão reservadas aos cargos de:
- Professor do Ensino Regular – 20 horas – capital: 1.298 vagas
- Professor do Ensino Regular – 40 horas – capital: 492 vagas
- Professor do Ensino Regular – 20 horas – interior: 2.397 vagas
- Professor do Ensino Regular – 40 horas – interior: 105 vagas
- Professor Mediação Tecnológica – 20 horas – capital: 55 vagas
- Professor Mediação Tecnológica – 20 horas -interior: 1.762 vagas
- Professor Educação Especial – 20 horas – capital: 146 vagas
- Professor Educação Especial – 20 horas – interior: 161 vagas
- Pedagogo 20 Horas – capital: 60 vagas
- Pedagogo 20 Horas – interior: 91 vagas
- Pedagogo 40 Horas – capital: 40 vagas
- Assistente Social – capital: 04 vagas
- Assistente Social – interior: 33 vagas
- Bibliotecário – interior: 50 vagas
- Contador – capital: 05 vagas
- Engenheiro – capital: 07 vagas
- Estatístico – capital: 02 vagas
- Fonoaudiólogo – capital: 03 vagas
- Nutricionista – capital: 02 vagas
- Nutricionista – interior: 38 vagas
- Psicólogo – capital: 02 vagas
- Psicólogo – interior: 34 vagas.