Mais um concurso público! Dessa vez são 600 vagas para nível médio, sendo 420 para lista de ampla concorrência, 60 reservadas a pessoas com deficiência, 102 para os negros e 18 para os índios.
Os interessados poderão se inscrever entre os dias 25 de julho e 24 de agosto de 2023, exclusivamente pela internet, através do site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE, banca organizadora.
A taxa de participação é de R$ 68,80.
Vagas concurso público
São 600 vagas para nível médio. As atribuições do cargo são:
- colaborar no planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas aos presos;
- colaborar na realização de estudos envolvendo a dinâmica, a realidade, perspectivas e outros fenômenos relacionados ao sistema penitenciário do Estado;
- colaborar com as equipes de profissionais envolvidos com as atividades de tratamento penal nos estabelecimentos penais; prestar colaboração e apoio para a execução das atividades de coleta de dados e executar serviços de levantamento e registro de informações em estabelecimentos penais;
- executar atividades necessárias à vigilância, segurança, ordem e disciplina nos estabelecimentos penais;
- coibir ações violentas por parte de presos por meio do uso de técnicas próprias no âmbito do estabelecimento penal ou quando em movimentação; proteger pessoas e bens no âmbito do estabelecimento penal; entre outras.
Como serão as provas deste concurso público?
As fases do certame são:
- prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- redação, de caráter eliminatório e classificatório;
- exame de aptidão física, de caráter eliminatório;
- exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- exame de saúde, de caráter eliminatório;
- heteroidentificação, de caráter eliminatório;
- investigação social, de caráter eliminatório; e
- curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
A fase objetiva terá 60 questões divididas da seguinte forma:
- 15 questões de língua portuguesa;
- 5 de informática básica;
- 10 de raciocínio lógico;
- 5 de atualidades;
- 5 de noções de direitos humanos;
- 6 de noções de direito administrativo;
- 8 de noções de direito penal; e
- 6 de noções de processo penal.
A prova objetiva está marcada para 08 de outubro. Já a fase dissertativa será em forma de redação entre 20 e 50 linhas.
Outro concurso Polícia Penal
O concurso Polícia Penal PI (Piauí) pode ser anunciado em breve. Sobre quantitativo, o secretário de Segurança Pública do Piauí, cel. Carlos Augusto, destacou que serão 600 vagas.
As oportunidades serão divididas entre imediatas e formação de cadastro reserva. Carlos ainda destaca a urgência na contratação de novos profissionais, já que o quantitativo operante de servidores está insuficiente.
“Há uma grande necessidade de pessoal na SEJUS. Temos 6 mil homens e mulheres sob grades. A atividade de movimentar essas pessoas para audiência de instrução processual, para sala de aula e para atividades de trabalho demanda muita mão de obra dos policiais penais”, destacou o secretário.
O pedido já foi enviado ao governador do estado, Rafael Fonteles. O secretário deixou claro sobre a realização do certame e pontuou:
“O governador nos deu essa garantia, porque nós temos essa necessidade. A última palavra é dele! Ele deve anunciar o concurso em breve, porque não tem outra opção a não ser realizar concurso”.
Sindicato cobra edital do concurso Polícia Penal PI
O Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi) já reuniu com o governo em prol da liberação do edital, além de busca por melhorias para a categoria.
A sugestão foi que o certame tivesse o edital liberado em agosto, entretanto, ainda não se sabe se esse prazo de fato será cumprido.
O último concurso ocorreu em 2016, sob organização da banca NUCEPE. Na ocasião, foram ofertadas oportunidades em cadastro reserva para Agente Penitenciário (Policial Penal).
Requisitos concurso Polícia Penal PI
Para o cargo de policial penal é preciso que o candidato tenha estes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Possuir ilibada conduta pública e privada;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino;
- Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função de Agente Penitenciário;
- Ter concluído ensino superior em qualquer área;
- Ter concluído com aproveitamento o Curso de Formação Penitenciária;
- Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, que lhe permita conduzir veiculo automotor, classificada no mínimo na Categoria “B”;
- Ter idade máxima de 45 anos, conforme Lei Ordinária n.º 5.377/04 de 10.02.2004;
- Possuir estatura mínima de 1,60 (um metro e sessenta centímetros) para candidatos do gênero masculino e 1,55 (um metro e cinquenta e cinco centímetros) para candidatas do gênero feminino, conforme art. 18, § Único da Lei Ordinária Estadual n.º 5.377, de 10 de fevereiro de 2004.
O salário pode chegar a R$ 6,4 mil para policial penal de 3ª classe.