Concurso público: saiba o que fazer depois de passar na prova

Procure por informações relacionadas ao seu novo trabalho

Você estudou durante um ano para a prova do concurso público. Foi um período de muito trabalho e dedicação. Uma verdadeira mudança de hábitos, que possibilitou uma grande assimilação do conteúdo disposto pelo edital. Preparado, fez uma ótima avaliação, tirando uma boa nota que lhe possibilitou a conquista de seu objetivo.

Passar em um concurso público é o resultado de muito esforço, de um estudo diário, com muita disciplina, motivação e organização. A preparação correta, o esforço, o foco, torna possível a realização do sonho de muitas pessoas. Afinal, a prova é difícil, são muitas matérias, e a concorrência é grande.

Por essa razão, a conquista da vaga é uma enorme conquista. Você se sente um campeão, tirando o primeiro lugar em uma corrida de cem metros. Depois de tanto tempo, sua dedicação aos estudos foi recompensada. Entretanto, após passar no concurso, vem a pergunta: o que fazer agora?

O fato é que muitos concurseiros focam a sua atenção na prova e não sabem o que fazer depois de passar na avaliação. Algumas perguntas ficam no ar, como, o que fazer para começar a trabalhar na instituição onde conseguiu a vaga? A pós-prova também é uma etapa importante, portanto, leve-a a sério. Veremos abaixo algumas dicas sobre o que fazer depois de passar no concurso público:

1 – Depois do concurso, seja paciente

O edital do concurso público estabelece que as pessoas aprovadas na avaliação irão receber a nomeação para os cargos dispostos. Ademais, esse processo pode demorar um bom tempo, portanto, é indicado que se espere com paciência, você será chamado. Lembre-se que passou pelo mais difícil, a prova!

2 – Se informe sobre a convocação  

Normalmente há um prazo para a convocação, mesmo se não há data definida no edital. Em síntese, uma boa dica é ir aos sites oficiais de divulgação do concurso realizado, da banca examinadora, do portal da instituição onde irá trabalhar, do Diário Oficial da União, Estado, ou Município. Procure se informar a respeito do processo.

3 – Documentos necessários

Depois que a publicação oficial da nomeação for publicada, quem passou no concurso, tem até 30 dias para tomar posse. É preciso ir ao local indicado levando os documentos necessários. Aliás, por essa razão, é indicado que se prepare para esta etapa, tendo em mãos toda a documentação para iniciar o processo de admissão. Fique atento, pois muitos registros são gratuitos e estão disponíveis na internet.

4 – Descanse depois do concurso público

Agora que a prova do concurso já passou, você pode comemorar o feito e descansar um pouco. Desse modo, saia com amigos, festeje com sua família a sua conquista, esteja tranquilo para assumir o cargo. Vale ressaltar que se você tiver algum outro concurso em vista, este tempo de descanso deve ser mais curto.

5 – Se prepare para assumir o cargo 

Todavia, depois de passar no concurso público, procure conhecer como será o seu dia a dia de trabalho, busque estar bem consigo mesmo, trabalhando seu psicológico para o começo desta nova etapa em sua vida. Dessa maneira você fica mais seguro, e inicia no novo cargo com mais tranquilidade.

6 – Comece a trabalhar

Com todos os documentos prontos, quem passou no concurso deve começar a trabalhar como servidor público. Aliás, é possível que você trabalhe em um setor na instituição onde irá ter contato com uma equipe. É preciso se adaptar ao novo ambiente. Observe se seus colegas são mais quietos, se eles são mais sérios, adapte-se ao espaço.

7 – Se precisar, pergunte 

A princípio, é comum começar a trabalhar e não saber como funcionam as coisas na instituição. Não tenha medo de perguntar a seus colegas qualquer dúvida relacionada ao trabalho. Algumas vezes, seu chefe indica uma pessoa para lhe ajudar a se adaptar. Analogamente, procure aprender rapidamente sobre o trabalho, seja ágil, se precisar, pergunte.

8 – Tenha iniciativa 

Não faça somente o que seu chefe mandou. Deve-se mostrar disposição para o trabalho, e aprender o que for necessário para exercer a sua função com eficiência, pensando não só em você, mas em toda a equipe. Ter iniciativa possibilita um grande crescimento, mesmo no setor público.

9 – Depois do concurso, não deixe de estudar

Muitas pessoas, depois que passam no concurso e assumem o cargo, se acomodam e não se desenvolvem profissionalmente. Em suma, o ideal é que se faça uma faculdade, pós-graduação, mestrado, ou até mesmo participar de workshops. Em alguns casos, pode-se ganhar uma promoção, caso obtenha uma especialização. Sucesso na jornada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.