Concurso Prefeitura de Recife avança e escolhe banca; confira qual!

Veja detalhes sobre o exame

O edital do concurso Prefeitura de Recife, Pernambuco, pode estar mais próximo do que se pensa. Os trâmites do certame avançaram e a dispensa de licitação da escolha da banca foi divulgada nesta terça-feira, 11 de outubro.

Com isso, os próximos passos serão a assinatura do contrato e a finalização do edital. De acordo com o documento, a Cebraspe foi escolhida para comandar este certame.

A Secretaria de Educação já confirmou que o edital será liberado ainda este ano e as provas acontecerão no primeiro semestre de 2023. “A Secretaria de Educação do Recife informa que o edital do concurso público para professores da Rede Municipal do Recife será publicado ainda este ano, com previsão de realização das provas no primeiro semestre de 2023″, de acordo com a nota.

A Cebraspe, além de recolher as inscrições, vai ficar responsável por todas as etapas da seleção. Segundo a dispensa de licitação, cerca de mil vagas serão ofertadas neste edital, quantitativo inferior esperado para o certame.

Esperava-se que fossem oferecidas um total de 1300 vagas, segundo esclarecimentos no ano de 2021. Desse total,  1.100 seriam para professor I (contemplando a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais com carga horária mensal de 145 horas/aula). Vale lembrar que neste quantitativo, 200 eram disponibilizados para a carreira de professor de nível II.

Na ocasião, uma comissão foi escolhida. Entretanto, como os processos atrasaram e foram retomados apenas no segundo semestre deste ano, houve uma nova composição da comissão organizadora do certame.

Quando aconteceu o último concurso Prefeitura de Recife?

O último edital foi liberado em 2015. No período foram divulgadas 500 vagas e teve a FGV como banca responsável. As oportunidades foram para agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial, com exigência de nível médio completo. O salário básico era de R$1.193,37 para uma carga horária de 40 horas semanais.

O certame teve aplicação em duas etapas. A fase objetiva contou com 50 questões e foram cobradas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Legislação Específica e Noções de Primeiros Socorros.

Foram cobradas também uma redação e mais um exame psicotécnico, no qual consistiu a última etapa do certame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.