A Polícia Científica do Estado de Santa Catarina vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Polícia Científica SC 2022) em breve. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição do último dia 03 de junho, a informação de que o certame já conta com uma comissão organizadora formada.
De acordo com o documento, o grupo de trabalho vai contar com os servidores Julio Freiberger Fernandes, Rafael Gazola e Douglas de Oliveira Balen. O trio terá missão de operacionalizar o concurso público da pasta.
O Governador do Estado, Carlos Moisés, anunciou a realização de um novo certame para o órgão.
Ao todo, o Governo de Santa Catarina vai abrir 2.297 vagas, sendo que 196 oportunidades destinadas para a Polícia Científica. As oportunidades serão oferecidas para o cargo de Auxiliar Criminalístico, com exigência de nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.
De acordo com informações do secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a decisão de realizar os concursos SC e fazer as nomeações foi tomada com base nos indicadores que apontam a saúde financeira do estado.
O Estado tem, atualmente, os gastos com folha de pessoal abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dessa forma, a abertura de um novo concurso poderá ser realizado.
Último concurso
O último edital de concurso da Polícia Científica-SC para o cargo de auxiliar criminalístico aconteceu em 2014. Na ocasião, o certame foi aberto para o preenchimento de 147 vagas. A carreira exigiu nível médio completo e a CNH tipo “B”. O IESES organizou o certame.
Na época, os salários chegavam a R$3.722,02, podendo chegar, ao final de 2015, a R$4.042,20.
O edital de concurso da Polícia Científica-SC contou com vagas para diversas cidades, distribuídas entre as cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel D’Oeste, Sombrio, Tubarão, Videira e Xanxerê.
O concurso contou com prova objetiva; avaliação de títulos; teste de aptidão psicológica vocacionada; exame toxicológico; e investigação social.
Na prova objetiva, foram 80 questões, distribuídas entre matérias de Língua Portuguesa; Informática; Segurança do Trabalho; Direito Administrativo; Atualidades; Matemática; Física e Química; Administração; Relacionamento Interpessoal; Criminalística; Legislação Específica; e Lógica.