O concurso Polícia Cientifica PE (Pernambuco) pode estar chegando a qualquer momento. Isso porque, o certame teve avanços e escolheu a banca organizadora.
A empresa que vai organizar o exame ainda não teve o nome revelado, porém, os avanços foram informados pela deputada estadual Gleide Ângelo.
Além disso, segundo Gleide, o edital pode ser divulgado ainda em 2022: “Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)”.
A Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET) foram algumas bancas que enviaram proposta para comandar o certame.
Vagas concurso Polícia Cientifica PE
A autorização é de que sejam oferecidas o total de 164 vagas. A confirmação veio por meio do governador Paulo Câmara, em reunião do Pacto pela Vida.
Confira tabela:
- 50 vagas para peritos criminais;
- 50 vagas para médicos legistas;
- 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
- 4 vagas para agentes de perícia criminal.
Novas informações como salários, requisitos e demais informações sobre o exame ainda não foram divulgados. O governador Paulo Câmara falou sobre as novas contratações, além do concurso Polícia Cientifica PE: “Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”.
Outros ramos da segurança pública também dever ser assistido com vagas. Diante disso, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros podem ter oferta de 4.741 vagas.
Edital em 2022
Vale lembrar que não é apenas o concurso Polícia Cientifica PE que está programado para 2022. De acordo com a Parlamentar, o edital da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil também devem ser liberados ainda este ano.
Com a escolha da banca tudo indica que o edital não demore. Contudo, é importante lembrar que o certame é aguardado desde 2017, mas sempre tem entraves que atrasam a sua realização.
Sobre a realização de novos concursos e contratação de novos servidores, Humberto Freire, secretário de Defesa Social de Pernambuco falou sobre a necessidade de policiamento ostensivo, além de ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil: “Esse anúncio reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, com investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitoramento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos“.