Concurso PM PE 2022: Edital pode abrir 2.500 vagas para o cargo de Soldado

A Polícia Militar do Estado de Pernambuco pode abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PE 2022) em breve.

A Polícia Militar do Estado de Pernambuco tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PE 2022) em breve.

A corporação solicitou a abertura de um novo edital com 2.500 vagas para o cargo de Soldado. O quantitativo de vagas foi confirmado pelo governador do Estado, Paulo Câmara, em reunião com a deputada estadual Gleide Ângelo nesta quarta-feira, 10.

Segundo informações de Gleide, o quantitativo de 2.500 vagas está em análise pela Secretaria de Administração do Estado até o final do segundo quadrimestre, no dia 31 de agosto. Após o prazo, será possível verificar o quantitativo de vagas que atende ao Limite Prudencial de Gastos.

Dessa forma, a expectativa é que o governo do estado definida, a partir de setembro, o estudo sobre a quantidade de vagas do concurso PM-PE 2022.

Atualmente, a PM-PE tem o total de 10.950 cargos vagos. Sabe-se que a corporação deveria ter 27.672 servidores na ativa, mas conta com apenas 16.722. Os dados são referentes ao mês de julho de 2022.

O secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, garantiu que novos concursos para as Polícias Militar, Civil, Científica e para o Corpo de Bombeiros serão abertos ainda em 2022.

“Até o fim do ano, serão lançados novos editais para as quatro forças”, disse o titular da pasta durante a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Oficiais no último sábado, 11 de junho.

Com essa formatura e novas nomeações, Pernambuco chegará ao total de 7.987 profissionais, de todas as operativas, incorporados à segurança pública e ao Pacto pela Vida desde 2015.

“Ainda para este ano, em fase de conclusão da formação, temos cerca de 500 praças da PMPE. Com isso, o Governo de Pernambuco cumpre o compromisso de formar e nomear todos candidatos aprovados nos concursos para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros”, disse Freire. 

No início do ano, o Governador do Estado, Paulo Câmara, autorizou os estudos para abertura de um novo certame, conforme informou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, durante cerimônia de encerramento do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) no dia 11 de fevereiro.

De acordo com informações do secretário, os estudos já estão em andamento pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Além da Polícia Militar, estão previstos editais para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica:

“Esse movimento de recompletamento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos – tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente, desencadear esses novos concursos o mais breve possível”, informou o secretário.

No início de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado solicitou, com urgência, a realização de novos concursos para a corporação.

A solicitação de abertura dos concursos públicos para PM e Corpo de Bombeiros-PE é endereçada ao governador do estado, Paulo Câmara, e outros membros do Executivo. Além da PM e Bombeiros PE, a proposta é que sejam abertos editais para Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

“Ante o exposto, faço apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco (…) no sentido de que sejam realizados, com a máxima urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, novos concursos públicos para recompletamento do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco,” consta no pedido de abertura dos editais.

Concurso PM PE: novo requisito de idade é sancionado

Para concorrer a uma das vagas de Soldado da PM-PE, o candidato precisa possuir o nível médio completo, Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Lembrando que os próximos concursos PM PE contarão com ainda um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais (anteriormente era de 28), com exceção da carreira de oficial médico, que terá limite de 35 anos (anteriormente era de 33) A medida também vale para os Bombeiros de Pernambuco.

O projeto de lei para aumento da idade é de autoria do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, disse o governador em sua justificativa.

Último edital

O último edital de concurso público da PM e Bombeiros-PE foi aberto no ano de 2018, quando contou com 580 vagas no edital, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).

No cargo de Oficial da PM-PE, para concorrer a uma das vagas foi necessário possuir graduação em Direito. Já para o Corpo de Bombeiros, foram aceitas graduações em qualquer área.

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, como, por exemplo, ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos; ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria; e ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

As provas objetivas de Soldado da PM-PE contaram com 60 questões objetivas, distribuídas entre as matérias de Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

No caso de Oficial, o exame trouxe 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.

Os concorrentes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.