Em entrevista à TV Integração, MG1, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema explicou sobre a possibilidade de liberação de um novo concurso PM MG no estado. No especial Eleições, de acordo com o atual governador e também candidato nas Eleições 2022, um edital será liberado em 2023.
Caso seja reeleito, Romeu ainda citou sobre trazer novos certames voltados à saúde, educação e segurança. Uma explicação para a liberação e convocação de novos aprovados é o fato do quantitativo anual de aposentados, reiterado em entrevista pelo candidato. “Continuaremos fazendo concursos. E o que vai possibilitar a realização desses concursos foi a adesão de Minas Gerais ao regime de recuperação fiscal“, declarou Zema.
Apesar do concurso ter sido pauta na entrevista, o político não citou sobre cargos que serão disponibilizados e nem quantitativo de vagas.
Mais concursos para área
O coronel Rodrigo Sousa Rodrigues informou sobre o desejo da corporação em realizar certames com mais periodicidade. Na Assembleia Fiscaliza, evento realizado com a presença de outros profissionais da segurança pública, foi revelado sobre o déficit de funcionários, atualmente, contabiliza um total de 37 mil.
De acordo com Rodrigues está havendo negociações junto com o governo para que as seleções aconteçam com mais frequência, já que o principal objetivo é não ter acúmulo de vagas. A análise do quantitativo de vagas deve ser feito por meio de levantamentos médios, levando em conta as entradas e saídas de profissionais.
Concurso PM MG editais
Em 2021, três editais para foram publicados. No total houve uma oferta de 1,8 mil vagas, sendo que todas foram voltadas ao profissionais de nível superior.
O primeiro certame foi para cargos de soldado, segundo para oficiais da saúde e o terceiro, por sua vez, para CFO – Curso de Formação de Oficiais. Para inscrever no certame, além de faixa etária, a altura foi levada em conta, sendo 1m60 para mulher e 1,65m para homens. A remuneração inicial foi de R$3.962,23