O concurso PM ES (Polícia Militar do Espírito Santo) pode ter edital divulgado em breve. Isso porque, o certame já conta com comissão.O grupo vai acompanhar o andamento da seleção e escolher a banca organizadora.
Os nomes dos membros do grupo foram divulgados por meio de publicação no Diário Oficial do estado desta quinta-feira, 27 de julho. Ao todo serão 40 vagas para o cargo de oficial combatente.
Vale lembrar que a carreira já tinha sido anunciada pelo comandante-geral da corporação no dia 06 de julho.
Além de nível superior, é preciso ter os seguintes requisitos:
- altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres
- carteira nacional de habilitação a partir da categoria “B”
- idade mínima, variável de acordo com o cargo
Como foi o último concurso PM ES
O último concurso aconteceu em 2022 e foram ofertadas 59 vagas sendo 57 foram para a área de saúde e 2 para oficiais músicos. Para a carreira de médico foi as seguintes especialidades:
- cardiologia (1 vaga);
- dermatologia (1);
- neurologia (1);
- urologia (1);
- psiquiatria (2);
- pediatria (2);
- clínico geral (5);
- reumatologia (1);
- endocrinologia (1);
- cirurgia vascular (1);
- cirurgia geral (2);
- ginecologia obstetrícia (2).
Para dentista, as chances do concurso PM ES foram para as especialidades:
- cirurgião dentista – clínica geral (12);
- cirurgião dentista -cirurgia buco – maxilo – facial (1);
- cirurgião dentista – periodontia (3);
- cirurgião dentista – odontopediatria (2);
- cirurgião dentista – endodontia (2).
Além da prova objetiva e discursiva, o certame anunciou estas etapas:
- aferição da idade máxima e dos títulos, de caráter eliminatório e classificatório;
- teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- prova prática de música, de caráter eliminatório;
- investigação social, de caráter eliminatório;
- inspeção de saúde, de caráter eliminatório.
Outros concursos pm
O concurso PM PB ( Polícia Militar da Paraíba) vai ter edital divulgado em breve, segundo comissão organizadora. A última reunião com a banca já foi realizada.
Vale lembrar que a empresa escolhida para cuidar da seleção é o Instituto IBFC. A banca vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção.
Vagas concurso PM PB
Espera-se que o certame oferte 900 vagas para soldado. É bom pontuar que a seleção também destinará 400 vagas (200 imediatas e outras 200 de cadastro reserva) para a carreira de Soldado do Corpo de Bombeiros.
Entre os requisitos para o cargo de soldado estão: nível médio de formação, além de estatura mínima de 1,60 m (homens) ou 1,50 m (mulheres). Ademais, os candidatos deverão ter entre 18 e 32 anos para ingressar na força policial.
Projeto básico concurso PM PB
O projeto básico que funciona como um espelho do edital. Tudo indica que serão ofertadas 1.300 vagas, sendo 900 para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros (200 + 200 CR). A publicação do edital será em conjunto e são estimados cerca de 70.000 candidatos inscritos.
Demais cargos na corporação
Confira as atribuições dos cargos:
Cadete PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme as Normas da Academia de Policia Militar do Cabo Branco (APMCB) e o Regimento do Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba.
Aspirante a Oficial PM: Exercer atribuições inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.
2º Tenente PM: Promover a Segurança Pública e a Defesa Social através de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados, com atribuições de comandar pelotão, coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado, assessorar o comando, gerenciar recursos humanos e logísticos, participar do planejamento de ações e operações, desenvolver processos e procedimentos administrativos militares, atuar na coordenação da comunicação social, promover estudos técnicos e de capacitação profissional, proteger e preservar a vida dos cidadãos e garantir o pleno exercício dos seus direitos, dentre outras especificadas em normas.