Concurso PM CE 2022: comissão coordenadora para edital de soldado com 1.000 vagas é formada

A notícia foi dada no momento da homologação dos candidatos aprovados no último concurso.

A Polícia Militar do Ceará vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM CE 2022) para o cargo de Soldado. A corporação formou uma comissão coordenadora para abertura do novo edital da PM-CE.

A portaria que forma a comissão foi publicada no Diário Oficial, edição do dia 11 de agosto. O grupo de trabalho conta com os seguintes servidores:

  • Jano Emanuel Marinho – presidente;
  • Marcus Vinicius Uchôa Lima – membro;
  • Pamela Costa Landim Saboya – membro;
  • Francisco Vanderlan Carvalho Vieira Filho – membro;
  • Isaly Andréa Vasconcelos Gomes – membro;
  • Pedro Lucas Lomônaco – membro;
  • Rose Raphaele Pereira de Sousa – membro; e
  • Luciano de Sousa Pontes – membro.

O concurso da PM-CE foi confirmado pela Governadora do Estado, Izolda Cela, durante convocação dos novos soldados, realizada no dia 19 de maio. De acordo com a governadora serão ofertadas 1.000 novas vagas para contratação ainda esse ano.

O novo concurso vem para reforçar a demanda estadual de novos agentes de segurança, complementando o número de soldados convocados no último concurso.

“Foi homologado hoje o concurso, no qual 2.463 profissionais serão chamados de imediato para serem contratados e começarem a preparação na Academia. E a imediata preparação do novo concurso a ser lançado o mais breve possível, com mais mil vagas para profissionais da Polícia Militar”, disse a governadora.

Com o concurso, o total de novos agentes deve ultrapassar 3 mil. A expectativa da administração cearense é publicar o edital para o novo concurso nas próximas semanas.

Durante o anúncio do novo concurso, a governadora destacou a importância dos profissionais de segurança pública e a necessidade de reforçar o quadro da corporação, garantindo ainda a valorização das forças de segurança do Estado.

“São profissionais que se dedicam muito, permanentemente, de forma persistente, para que nós possamos ter a melhor condição de avançar e apresentar resultados cada vez melhores. Esse tem sido o esforço dos bons profissionais. O Governo do Estado tem feito um permanente trabalho para dar as melhores condições de trabalho, garantindo que os serviços tenham eficiência, com uma cobertura cada vez melhor dos serviços. Para isso precisamos de pessoas”, afirmou Izolda Cela.

Além dos novos soldados da Polícia Militar, o governo cearense também está em processo de formação de 570 novos investigadores da Polícia Civil, o que fortalecerá o trabalho de inteligência da polícia.

Novo concurso PM Ceará

Para ser soldado da Polícia Militar é necessário ter entre 18 anos e 29 anos, ensino médio completo, estar em dia com as obrigações eleitorais, não possuir antecedentes criminais e estar em boa condição de saúde física e mental.

O salário inicial previsto para o policial militar do Ceará é de R$ 4.192,72. Durante a formação no curso de soldado, o aluno recebe uma bolsa auxílio no valor de R$ 2.126,93.

As vagas são para ambos os sexos.

Os interessados em participar do concurso deverão realizar prova objetiva de múltipla escolha, além de exames de saúde, avaliação psicológica, testes de aptidão física e investigação social.

A prova objetiva é composta de questões de conhecimentos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico, interpretação de texto, atualidades e historia do Ceará) e conhecimentos específicos na área do direito, como:

  • Noções de Direito Constitucional,
  • Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Penal Militar;
  • Processo Penal Militar;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Criminologia e
  • Segurança Pública.

Último concurso PM CE

O último concurso realizado pelo governo do Ceará para Polícia Militar foi no ano de 2021. Na ocasião, o certame oferecia 2 mil vagas para soldados da corporação.

Dessas, 20% eram reservadas a pessoas que se auto declararam negras e pardas no momento da inscrição.

O último concurso, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), contou com 80 mil inscritos, onde cerca de 20 mil candidatos eram do sexo feminino e 66 mil candidatos do sexo masculino.

As provas objetivas foram realizadas no dia 07 de novembro.

A partir de agora, com a homologação dos candidatos, os novos agentes de segurança convocados serão submetidos ao curso de formação antes de começarem a atuar efetivamente dentro da corporação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.