Rui Costa, governador da Bahia, anunciou data das inscrições para o concurso da Polícia Militar da Bahia (concurso PM BA). De acordo com Costa, os interessados poderão realizar as inscrições a partir do dia 28 de setembro.
Em entrevista, disse: “Estamos concluindo o concurso da Polícia Civil (1.000 vagas) e esse ano, no dia 28 deste mês, a gente abre inscrição para o concurso da Polícia Militar. No dia 28 as vagas estarão abertas“.
O chefe do executivo estadual ainda reiterou sobre o quantitativo de vagas, 500 para Corpo de Bombeiros e 400 para Polícia Técnica. Contudo, outros detalhes não foram informados, como por exemplo, data da liberação do edital ou prazo para realização das provas.
Outro fato que chamou atenção foi o anúncio da data de inscrição, entretanto, o concurso ainda não tem banca organizadora.
Prazo para edital concurso PM BA
Vale lembrar que no final de agosto, Rui estabeleceu um prazo para liberação do edital. Segundo o governador, o documento seria liberado em “uma ou duas semanas”.
Porém, o prazo não foi cumprido, haja vista que o edital deveria ter sido liberado até a última sexta-feira, 09 de setembro. Promessa de disponibilidade do edital já teria sido feita por Rui Costa: “Nos próximos dias devemos divulgar todo o cronograma“.
O governador revelou que cobrou ao secretário de Administração um esclarecimento sobre o certame. A informação conseguida é que o processo está avançado.
Os interessados no concurso PM BA devem preencher os seguintes requisitos:
- Nível médio completo
- mínimo de 18 e máximo de 30 anos completos;
- altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres; e
- carteira nacional de habilitação na categoria B.
Após aprovado, a remuneração pode chegar a R$3.410,68.
Último certame
O último concurso PM BA aconteceu em 2019 e a prova objetiva teve um total de 80 questões, sendo divididas entre conhecimento básico e conhecimento específico. Além disso, o certame contou com etapa discursiva.
As próximas etapas do certame foram:
- Avaliação Psicológica;
- Exames Médicos-Odontológicos;
- Teste de Aptidão Física;
- Exame de Documentação;
- Investigação Social; e
- Curso de Formação
A banca responsável pela seleção foi o IBFC- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.