Está esperando a definição da banca do concurso PF (Polícia Federal)? Bom, de acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEP), Luis Boudens, deve-se ter essa notícia agora em outubro.
“Acreditamos no cumprimento do cronograma e, por isso, a banca já deve sair em outubro”, disse Boudens.
Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Rolando Alexandre de Souza, o próximo concurso PF levará à corporação o maior efetivo de sua história. E assim, do mesmo modo, proporcionará melhores condições para cumprir suas atribuições.
Cargos oferecidos no concurso PF
Conforme as últimas informações, e de acordo com que o diretor-geral revelou, serão inúmeros os cargos oferecidos no próximo certame.
Entre os principais podemos citar, por exemplo, os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista.
Leia mais informações nesse post – Concurso Polícia Federal 2020: Banca deve ser definida em outubro! 2 mil vagas previstas!
Confira a seguir os principais pontos de atenção para você ser aprovado.
Veja o que o edital do concurso PF pede
Imprescindível analisar o edital, assim que ocorre a sua divulgação. Nesse documento constam todas as informações pertinentes ao concurso PF, como por exemplo, o que irá cair na prova e como são os cargos.
Vale super a pena conferir as matérias solicitadas para estudo, afinal, elas que realmente cairão. Além disso, você fica sabendo no edital todos os requisitos, como também os impeditivos.
E assim, você tem uma ideia se o concurso PF é ideal para você ou não.
Estude questões da banca organizadora
Os últimos concursos da Polícia Federal foram organizados pelo Cebraspe, antigo Cespe. A saber, o seu estudo por questões pode ficar mais norteado descobrindo qual será a banca, portanto, assim que tiver acesso ao edital confira essa informação.
Valorize a prova discursiva
Muitos concurseiros se apegam à primeira prova do concurso PF, assim como o TAF (Teste de Aptidão Física). Entretanto, deve-se lembrar igualmente que há a prova discursiva logo após a de múltipla escolha. Ambas têm caráter eliminatório.
E como provas escritas tendem a exigir muito mais dos candidatos, não dá para deixá-la de lado na preparação.
Conheça mais dicas aqui – Concurso e vestibular: 4 dicas para ir bem em questões discursivas
Prepare-se para os exames médicos
Logo após a aplicação da prova objetiva e da discursiva, os candidatos à Polícia Federal passarão por exames médicos.
No edital do concurso PF também consta todas as exigências nesse âmbito, então de antemão você já consegue correr atrás do que pode não seguir os conformes. Como, por exemplo, um tratamento básico odontológico.
No último certame foi exigida a seguinte lista:
- Hemograma completo e VHS;
- Glicemia de jejum;
- Perfil Lipídico (CT, LDL, VLDL, HDL e Triglicerídios);
- Dosagem de eletrólitos (sódio, potássio, magnésio, cálcio e cloretos);
- Tipagem sanguínea – ABO e fator Rh;
- Ureia;
- Creatinina;
- V.D.R.L (sorologia para Lues);
- Pesquisa para Doença de Chagas (imunofluorescência ou reação Machado e
- Guerreiro);
- Exame de urina (E.A.S – elementos anormais e sedimentoscopia); e
- Exame parasitológico de fezes.
Treine para o TAF do concurso PF
Outra parte que compõe o concurso PF é o Teste de Aptidão Física (TAF). Essa etapa consiste em provas para comprovar o desempenho dos candidatos em diversas atividades físicas, como corrida e natação, por exemplo.
Os treinos, a saber, também devem fazer parte de sua preparação para concursos militares, pois sem eles fica difícil de competir com os concorrentes.
Como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF)
Então, preparado para o próximo concurso da Polícia Federal? Continue acompanhando aqui as novidades sobre o certame. Até uma próxima.