A Petrobras, uma das maiores empresas de energia do mundo, fez um anúncio importante no último dia 08. A companhia está se preparando para lançar um novo concurso público, com 458 vagas disponíveis para profissionais de nível técnico. Este novo concurso da Petrobras está atraindo muita atenção, a empresa está reservando 20% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e 20% das vagas para pessoas negras.
Convocação de aprovados no concurso público anterior
A Petrobras tem um histórico de convocação de aprovados em concursos públicos. No último concurso, a companhia convocou 289 aprovados que estavam no cadastro de reserva. Esses profissionais, de áreas como Administração, Análise de Sistemas, Ciência de Dados, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Processamento e Engenharia de Produção, irão se juntar à companhia em uma data ainda a ser definida.
Esses novos funcionários vão somar-se aos cerca de 1800 empregados oriundos desse concurso de nível superior que já ingressaram na companhia. A previsão da Petrobras é convocar todo o cadastro de reserva até o fim da data de validade deste concurso, que termina em maio de 2024.
Concurso da Petrobras
O processo seletivo público da Petrobras tem várias etapas. A primeira é a inscrição, seguida de provas objetivas. Os candidatos aprovados são convocados para comprovação de requisitos e avaliação médica.
Os candidatos aprovados são convocados através de um telegrama encaminhado para o endereço cadastrado. A convocação é complementada por uma mensagem de e-mail enviada pelo sistema de Recrutamento e Seleção da companhia.
Benefícios oferecidos pela Petrobras
A Petrobras oferece uma série de benefícios para seus funcionários, além do salário. Entre eles, está a previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), além de benefícios educacionais para dependentes.
A companhia também oferece a possibilidade de prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias além do que estabelece a legislação (120 dias), totalizando até 180 dias. A Petrobras também disponibiliza salas de apoio à amamentação em diversas unidades e proporciona a redução da jornada de trabalho para lactantes em até duas horas por dia durante o primeiro ano de vida da criança.
Concursos federais
Os concursos federais têm sido uma grande oportunidade para o Brasil. Sobre o assunto, a ministra Esther Dweck voltou a falar sobre os novos pacotes federais.
Em entrevista, Dweck destacou que prevê novas contratações nos próximos três anos e deixou claro uma estimativa de 8 mil até 10 mil novas vagas.
Ainda em declaração, a ministra pontuou que em 2023 serão anunciados poucos concursos. Já para 2024, está sendo aguardada a votação do arcabouço fiscal – que conta com mudanças importantes feitas no Senado, diante disso, outras informações ainda serão dadas.
Durante a declaração, Esther também pontuou sobre a ameaça de estabilidade dos servidores e novas contratações. Na fala, a ministra disse que não pretende acabar com a estabilidade, já que servidores estáveis são mais motivados a trabalhar, sendo analisada a possibilidade de redução da jornada de trabalho, evitando, mediante isso, contratações excessivas.
Os estudos sobre as necessidade de mais cargos serão realizados juntamente com a Secretaria de Governo Digital, com a Secretaria de Transformação do Estado e a Secretaria de Gestão de Pessoas.
No que se refere à reestruturação da carreira, Esther pontuou que poucas passarão pelo processo, um exemplo será a Funai e AMN. Confira a seguir os concursos federais que receberam o aval neste ano.
<h3″>Primeiro pacote de autorizações: 1.414 vagas
- Ministério da Ciência e Tecnologia: 814 vagas;
- Funai: 502 vagas;
- Ministério do Meio Ambiente: 98 vagas
Segundo pacote de autorizações: 4.436 vagas
- MAPA: 440 vagas para Técnico, Agente e Auditor-Fiscal;
- INMET: 80 vagas para Analista e Tecnologista;
- INCRA: 742 vagas para Analista e Engenheiro;
- MEC: 220 vagas para Técnico;
- INEP: 50 vagas para Pesquisador;
- CAPES: 50 vagas para Analista;
- FNDE: 100 vagas para Especialista;
- ICMBio: 160 vagas para Técnico e Analista (provimento adicional);
- MRE: 50 vagas + 50 CR para Oficial de Chancelaria;
- INPI: 120 vagas Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista;
- INMETRO: 100 vagas para Analista Executivo e Pesquisador;
- DNIT: 100 vagas para Analista;
- ANM: 24 vagas para Especialista;
- MME: 30 vagas para Administrador;
- Carreiras transversais – Infraestrutura (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- Carreiras transversais – Tecnologia da Informação (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- AFT: 900 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho;
- CNPQ: 50 vagas para Analista;
- CENSIPAM: 50 vagas para Analista;
- MS: 200 vagas para Tecnologista;