Concurso PC ES Delegado 2022: SAIU O EDITAL! 40 vagas e salário de até R$12.413,15
Polícia Civil do Estado do Espírito Santo abriu um novo edital de concurso público para o cargo de Delegado. Cebraspe organiza o certame.
Saiu o edital. A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público para o cargo de Delegado (Concurso PC ES 2022). A oferta total é de 40 vagas, além de cadastro reserva.
O Cebraspe tem a responsabilidade do concurso da Polícia Civil do Espírito Santo para o cargo de Delegado.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sujeito a plantões ordinários e extraordinários.
Inscrição Concurso PC ES 2022 – Delegado
A inscrição do concurso PC ES para o cargo de Delegado poderá ser realizada no período compreendido entre 08 e 29 de julho de 2022, no site da banca organizadora, o Cebraspe.
A taxa de inscrição custa R$113,00.
Etapas e Provas
O concurso da PC-ES 2022 para o cargo de Delegado vai contar com diversas etapas de avaliação, conforme disposto a seguir:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Teste de Aptidão Física;
- Exame de Sanidade Física e Mental;
- Exame Psicotécnico;
- Prova oral;
- Avaliação de Títulos;
- Comprovação de tempo mínimo de prática forense ou de atividade policial;
- Sindicância de vida pregressa; e
- Curso de formação profissional.
Prova objetiva
As provas objetivas do concurso PC-ES 2022 – Delegado, de caráter eliminatório e classificatório, terão duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 11 de setembro de 2022.
Os exames objetivos terão valor de 80 pontos. Será reprovado nessa etapa e eliminado do concurso público, o candidato que obtiver nota inferior a 40,00 pontos nas avaliações.
Segundo o edital, serão cobradas 20 questões de conhecimentos gerais e 20 questões de conhecimentos específicos.
As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
Prova discursiva
A prova discursiva do concurso da PC-ES para Delegado está marcada para 06 de novembro de 2022. A avaliação terá a duração de 3h30.
O exame discursivo terá um valor total de 80,00 pontos e consistirá em:
- 03 questões, a serem respondidas em até 20 linhas para cada enunciado, com o valor de 15,00 pontos cada, totalizando, 45,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação e referentes às matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante;
- 01 questão envolvendo situação problema, a ser respondida em até 45 linhas, com valor de 35,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação referentes às matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.
Teste de Aptidão Física do concurso PC ES 2022 – Delegado
O exame de aptidão física de Delegado do concurso PC-ES terá quatro testes, todos de realização obrigatória, independentemente do desempenho dos candidatos em cada um deles:
- Flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
- Impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);
- Flexão abdominal (sexos masculino e feminino); e
- Corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).
Exame de Sanidade Física e Mental
O exame de sanidade física e mental compreenderá, além de avaliação médica das condições de saúde (consulta médica) realizada por junta médica designada pelo Cebraspe, o envio de exames laboratoriais e complementares e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas.
Exame Psicotécnico
O exame psicotécnico do concurso PC-ES de Delegado, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade de requisitos psicológicos do candidato com as atribuições do cargo.
Prova oral
A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 10,00 pontos e versará sobre as matérias de:
- Direito Constitucional,
- Direito Penal,
- Direito Processual Penal e
- Legislação Extravagante.
Essa etapa terá duração de até 20 minutos, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.
Avaliação de Títulos
Serão convocados para a avaliação de títulos, de caráter classificatório, os candidatos aprovados na prova oral.
TÍTULO | VALOR DE CADA TÍTULO |
VALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS |
---|---|---|
Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Doutorado, desde que acompanhado de histórico escolar. |
5,0 | 5,0 |
Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Mestrado, desde que acompanhado de histórico escolar. |
3,0 | 3,0 |
Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a, em Direito. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização, desde que acompanhada de histórico escolar. |
2,0 | 2,0 |
Exercício profissional em cargo de natureza policial, conforme o art. 144 da Constituição Federal |
1,00 por ano completo, sem sobreposição de tempo | |
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS | 20,0 |