Concurso para Guarda anuncia edital com 50 vagas para nível médio

Veja como se inscrever

O concurso para Guarda será para ambos os sexos, sendo 42 vagas para homens e 08 para mulheres

Mais um concurso para Guarda está na ativa. Ao todo são 50 vagas para homens e mulheres. Portanto, se você interessar, é importante verificar os requisitos.

Não deixe de conferir como se inscrever. Veja todos os detalhes.

Vagas de concurso para Guarda

O município de Passos, em Minas Gerais, anuncia um novo edital de concurso público para preenchimento de 50 vagas no quadro permanente da Guarda Civil Municipal (GCM). O certame visa ao posto de guarda, com oito oportunidades destinadas às mulheres e 42 aos homens.

Os requisitos para a carreira incluem a conclusão do ensino médio, idade entre 18 e 35 anos, e posse da carteira nacional de habilitação na categoria “AB” ou superior. O salário inicial é de R$ 3.073,46, com benefícios como adicional de periculosidade, correspondente a 30% do vencimento base, e auxílio-alimentação no valor de R$ 700.

Provas para concurso para Guarda

O concurso será composto por diversas etapas:

  • Prova Objetiva: Com caráter eliminatório e classificatório, abrangendo áreas como língua portuguesa, legislação, conhecimentos gerais e atualidades, raciocínio lógico, e conhecimentos específicos. Serão 50 questões de múltipla escolha.
  • Prova de Capacidade Física: Avaliação eliminatória e classificatória.
  • Avaliação Psicológica: Etapa eliminatória.
  • Avaliação Médica e Aferição de Cota Racial: Avaliação eliminatória.
  • Sindicância Social: Avaliação eliminatória.
  • Curso de Formação: Etapa eliminatória.

A prova objetiva do concurso para Guarda está prevista para 10 de março de 2024, com locais e horários a serem informados no edital de convocação, a ser divulgado oportunamente. Este é um passo importante para aqueles que aspiram integrar a Guarda Civil Municipal em Passos. Boa sorte aos futuros candidatos!

O que faz um guarda?

As atribuições do guarda civil municipal são diversas e fundamentais para a segurança e bem-estar da comunidade. Algumas delas incluem:

  • Zelar pelos Bens Públicos: Manter a guarda e a integridade dos bens, equipamentos e prédios públicos do município.
  • Prevenção e Coibição de Infrações: Agir de forma a prevenir, inibir e coibir infrações penais, administrativas e atos infracionais que possam prejudicar os bens, serviços e instalações municipais.
  • Atuação Preventiva no Território: Atuar preventivamente e de forma contínua no território do município, visando a proteção sistemática da população que utiliza os serviços e instalações municipais.
  • Colaboração com Órgãos de Segurança Pública: Colaborar de maneira integrada com os órgãos de segurança pública, participando de ações conjuntas que contribuam para a paz social e a segurança da comunidade.
  • Mediação de Conflitos: Contribuir com a pacificação de conflitos, intervindo de maneira respeitosa e atenta aos direitos fundamentais das pessoas que estão envolvidas.

Essas atribuições refletem o papel fundamental da Guarda Civil Municipal na promoção da segurança, na proteção do patrimônio público e na construção de um ambiente pacífico e harmônico para a comunidade local.

Outras funções do concurso para Guarda

Além das atribuições mencionadas anteriormente, as Guardas Civis Municipais desempenham diversas funções que variam de acordo com as necessidades específicas de cada município. Entre essas funções, podemos destacar:

  • Monitoramento e Patrulhamento: Realizar rondas e patrulhamento preventivo em áreas estratégicas do município para garantir a segurança e inibir atividades criminosas.
  • Atuação em Eventos: Colaborar na segurança de eventos públicos, festivais, desfiles e outras atividades que requeiram controle e ordenamento.
  • Atendimento à Comunidade: Prestar auxílio e atendimento à população em situações de emergência, acidentes ou outras circunstâncias que exijam intervenção rápida.
Concurso para Guarda anuncia edital com 50 vagas para nível médio
Concurso para Guarda anuncia edital com 50 vagas para nível médio. Imagem: Reprodução
  • Orientação e Fiscalização no Trânsito: Contribuir para a fluidez e segurança do trânsito, orientando motoristas e pedestres e fiscalizando o cumprimento das normas de trânsito.
  • Ações Sociais e Educativas: Desenvolver projetos sociais e educativos voltados para a prevenção da violência, inclusão social e promoção da cidadania.
  • Proteção a Vulneráveis: Priorizar a proteção de grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.