Concurso Nacional Unificado: veja quem pode pedir e prazo para solicitar isenção de taxa

O Concurso Nacional Unificado (CNU) oferece uma oportunidade única para os candidatos que desejam ingressar em cargos de nível médio e superior nos órgãos do governo federal. No entanto, sabemos que nem todos têm condições financeiras para arcar com a taxa de inscrição. Pensando nisso, o CNU disponibiliza um processo de isenção para aqueles que se enquadram em determinados critérios.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como solicitar a isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado, quem pode pedir a isenção e como comprovar os requisitos necessários. Continue lendo para obter todas as informações necessárias e não perder essa oportunidade!

Quem pode pedir a isenção da taxa?

A isenção da taxa de inscrição do Concurso Nacional Unificado pode ser solicitada por diferentes grupos de candidatos. Vamos detalhar cada um deles a seguir:

1. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico)

Os candidatos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) têm o direito de solicitar a isenção da taxa do CNU. Durante o processo de inscrição online, será necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS) e autodeclarar-se como membro de uma família de baixa renda, com renda mensal por pessoa igual ou inferior a meio salário-mínimo.

2. Doadores de medula óssea

Os doadores de medula óssea também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para comprovar essa condição, será necessário enviar imagens claras da carteira de doador ou uma declaração emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Além disso, será aceito um atestado ou laudo emitido por um médico vinculado a uma entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde e registrado no Conselho Regional de Medicina.

3. Bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni)

Os bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) também têm direito à isenção da taxa de inscrição. Durante o processo de solicitação, basta indicar a opção correspondente à modalidade.

4. Financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Aqueles que foram financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem solicitar a isenção da taxa do CNU. Assim como os bolsistas do ProUni, basta indicar a opção correspondente durante o processo de solicitação.

Como solicitar a isenção?

A solicitação de isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado deve ser feita exclusivamente pela página do concurso. Para iniciar o processo, o candidato deve preencher um formulário e anexar a documentação comprobatória dos requisitos exigidos.

É importante ressaltar que somente serão considerados documentos no formato PDF, PNG ou JPG, com um tamanho máximo de 2 megabytes. Portanto, certifique-se de digitalizar os documentos necessários com antecedência.

Documentos necessários

Os documentos necessários para comprovar os requisitos exigidos podem variar de acordo com cada categoria de isenção. Abaixo, listamos os documentos solicitados para cada grupo de candidatos:

  • Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico): Número de Identificação Social (NIS) e declaração de baixa renda.
  • Doadores de medula óssea: Carteira de doador ou declaração de entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo médico.
  • Bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni: Indicação da modalidade durante o processo de solicitação.
  • Financiados pelo Fies: Indicação da modalidade durante o processo de solicitação.

Prazo e resultado da solicitação

É importante ficar atento ao prazo para solicitar a isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado. O prazo final é na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2024. Após o envio da documentação, o candidato será informado sobre o resultado da sua solicitação.

Aqueles que tiverem a isenção aprovada estarão dispensados do pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

Ademais, a isenção da taxa de inscrição do Concurso Nacional Unificado é uma oportunidade para os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos. Se você se encaixa em uma das categorias mencionadas, não perca a chance de solicitar a isenção e garantir sua participação no CNU.

Lembre-se de seguir todas as orientações fornecidas pelo concurso e enviar a documentação necessária dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, você estará mais próximo de conquistar a tão desejada vaga nos órgãos do governo federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.