Saiu o edital. O Ministério Público do Estado do Tocantins faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso MP TO 2021/2022) para o cargo de Promotor. A organizadora do certame será o Cebraspe.
O edital conta, ao todo, com 07 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. Desse total, há chances para ampla concorrência (05), deficientes (01) e negros (01). O salário inicial do cargo será de R$28.884,20.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá possuir graduação no curso bacharelado em Direito e comprovação de exercício por, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
Inscrição concurso MP TO 2021 – Promotor
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 18 horas do dia 15 de dezembro, por meio do site do Cebraspe , organizador. A taxa de inscrição custa R$280, devendo ser paga até 5 de janeiro de 2022.
Etapas e Provas
O concurso MP do Tocantins para Promotor vai contar com diversas etapas de seleção:
- Prova objetiva preambular
- Prova discursiva
- Fase de Inscrição definitiva
-> Sindicância de vida pregressa
-> Exame de sanidade física e menta
-> Exame psicotécnico - Prova oral
- Prova de tribuna
- Avaliação de títulos
É importante destacar que as provas do concurso serão de caráter eliminatório e/ou classificatório. As primeiras etapas realizadas serão as provas preambular (objetiva) e discursiva, que serão realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro, respectivamente.
A prova objetiva do concurso vai contar com 100 questões. O exame vai cobrar conhecimento nas matérias de Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Eleitoral; Direito Tributário; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Penal; Direito Processual Penal; Execução Penal; Direitos Difusos e Coletivos; Direito da Criança e do Adolescente; Direito do Consumidor; Direito Ambiental; e Legislação do Ministério Público.
Já na prova discursiva, os candidatos responderão duas questões dissertativas e uma peça jurídica em dois momentos, sendo:
- Prova 2: Direito Penal; Direito Processual Penal; Toda a legislação penal extravagante.
- Prova 3: Direito Civil; Direito Processual Civil; Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos; Toda a legislação civil extravagante.
A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.