A Procuradoria Geral da Justiça por meio do Diário Oficial, nesta sexta, 26 de agosto, realizou a confirmação da banca que será responsável pelo concurso MP SP com vagas para nível médio e superior, equivalentes aos cargos de Analista e Oficial de Promotoria I.
A Fundação Getúlio Vargas é a escolhida para comandar o certame. Tudo indica que a liberação do edital não vai demorar para acontecer, já que o próximo passo será a assinatura do contrato entre a FGV e o Ministério Público de São Paulo.
Vagas concurso MP SP
As vagas do concurso MP SP serão para nível médio e superior e estarão distribuídas entre dois cargos: Analista de Promotoria I e Oficial de Promotoria I. Contudo, o órgão informa que a inscrição será realizada por meio de dois concursos. O primeiro certame será para Analista, exige nível superior completo e tem a oferta de cinco vagas para atuar na capital paulista.
Os cargos serão divididos entre as seguintes áreas de acordo com as vagas: Uma para psicólogo; Uma para assistente social; e três para médicos nas seguintes especialidades: psiquiatra, médico do trabalho e clínico geral. A remuneração inicial é de R$6.407,88 mais benefícios. É importante lembrar que o órgão criou 600 novas vagas para Analista Judiciário, no final de Janeiro de 2022.
Por sua vez, o segundo concurso MP SP será direcionado aos candidatos que tem o nível médio como escolaridade. O cargo é para Oficial de Promotoria e as vagas são para formação de cadastro reserva. A atuação é para a Grande São Paulo, capital e interior. A remuneração para o cargo é de R$4.935,88, além de benefícios. Ambos concursos são para atuação dos cargos em regime integral, equivalente a 40 horas semanais.
A comissão formada tem como composição os seguintes nomes:
- Dra. Patrícia de Carvalho Leitão
- Dra. Renata Gonçalves de Oliveira
- Sra. Vivian Seabra
- Sra. Renata Sobral Soares de Souza
Últimos certames
O último concurso com vagas abertas para nível médio contou com a aplicação de duas provas: objetiva e prática de digitação. A primeira etapa foi de caráter eliminatório e classificatório e contou com 80 questões que foram distribuídas entre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa equivalente a 35 questões; Noções de Direito teve 20 questões; Matemática e Raciocínio Lógico teve 15 questões e Atualidades teve o total de 10 questões.
Já para a área de Analista que exige nível superior, o último certame aconteceu em 2018. Os aprovados tiverem direito a diversos benefícios, como auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Além disso, existiu a possibilidade de auxílio-creche para servidores que tenham filhos de até seis anos ou deficientes.
Foram oferecidos um total de 60 vagas, como requisito, o candidato precisaria ter graduação em direito. Provas objetivas e discursivas foram aplicadas, inclusive, com questões voltadas aos conhecimentos gerais e específicos.