Concurso ITA 2020: Saiu o edital com 120 vagas para curso de graduação

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, foi publicado no Diário Oficial o edital de concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Concurso ITA 2020). O documento foi publicado no para preenchimento de 120 vagas. O certame, destinado para candidatos com o ensino médio, é para admissão nos cursos de graduação em Engenharia oferecidos pelo instituto.

Do quantitativo de vagas, 25 serão destinadas à carreira militar, destinadas exclusivamente para quem deseja ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira. O restante das vagas, 95, serão destinadas para áreas de Oficiais nas áreas de Engenharia Aeronáutica Engenharia Mecânica-Aeronáutica Engenharia da Computação Engenharia Civil-Aeronáutica Engenharia Eletrônica Engenharia Aeroespacial. As oportunidades são para ambos os sexos.

Para concorrer, o candidato deverá ter nível médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro de 2019. Além disso, é necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso

De acordo com o edital, a graduação em Engenharia no ITA tem duração total de cinco anos. Ela é dividida da seguinte forma: Dois anos de curso fundamental comum a todos; três anos de curso profissional em uma das habilitações; a graduação será realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizada em São José dos Campos, São Paulo.

Inscrição e Etapas do Concurso ITA

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever na página oficial do ITA (http://www.vestibular.ita.br/), entre os dias 1° de agosto e 15 de setembro. A taxa de inscrição é de R$140.

O concurso ITA 2019 terá exame de escolaridade (objetivo e discursivo) e inspeção de saúde. O exame objetivo, previsto para 1º de dezembro de 2019, contará com 70 questões, distribuídas entre matérias de Matemática (15), Física (15), Química (15), Português (15) e Inglês (10).

O segundo exame contará com provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com dez questões de cada matéria, e uma Redação. Essa etapa terá dois de aplicação. No primeiro, o exame está marcado para o dia 12 de dezembro. Os candidatos vão responder questões de Química e Matemática. As demais serão aplicadas no dia seguinte, 13 de dezembro.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Segundo o cronograma do concurso, os exames de saúde serão realizados no dia 12 de janeiro de 2020. Quem não comparecer será desclassificado do concurso.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) tem por missão formar Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe, por meio do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

O CPOR é dividido em três fases: a primeira fase, com duração de aproximadamente 30 dias, antes do início das aulas no 1º Ano do Curso Fundamental do ITA, será realizada em regime de internato, durante o qual os alunos estarão inteiramente voltados para as atividades militares, sob coordenação exclusiva do CPORAER-SJ; a segunda fase seguirá grade curricular especifica, definida pelo CPORAER-SJ, concomitantemente com o 1º Ano letivo do ITA; e a terceira fase é exclusiva para os alunos optantes ao QOEng e, também, seguirá grade curricular especifica, definida pelo CPORAER-SJ, concomitantemente com o 2º Ano do Curso Fundamental do ITA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.