O concurso ISS Fortaleza (Secretaria de Finanças) está com inscrições abertas, assim como o prazo de solicitação da taxa de isenção. Vale lembrar que o certame oferta ao todo 50 vagas.
Os interessados devem se inscrever na seleção entre os dias 14 de abril a 05 de maio. Além disso, será necessário efetuar o pagamento do valor da taxa, caso você não esteja incluso no sistema de gratuidade.
Os valores dependem do cargo, sendo R$ 120 para analista e R$ 150 para auditor. Mas, quem tem direito à isenção? Veja!
Isenção da taxa do concurso ISS Fortaleza
Para ser isento no concurso ISS Fortaleza, é preciso estar inserido e uma das possibilidades abaixo:
1ª POSSIBILIDADE (candidatos beneficiários de, pelo menos, um dos programas sociais do Governo Federal).
Para isso, é preciso o:
- a) preenchimento do requerimento disponível no aplicativo de inscrição com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e
- b) preenchimento eletrônico de declaração de que é membro de família de baixa renda (declaração de hipossuficiência), nos termos do Decreto nº 11.016/2022; ou
- c) envio da imagem de qualquer outro documento ou carteirinha que comprove o recebimento de auxílio de programa social do Governo Federal
2ª POSSIBILIDADE (doador de sangue, conforme a Lei Ordinária nº 9.242/2007):
Para isso, é necessário:
- certidão expedida pelo Centro de Hemoterapia do Estado do Ceará (HEMOCE) ou por entidade credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que comprove o mínimo de duas doações no prazo de até 12 meses decorridos da última doação.
A documentação dos possíveis isentos do concurso ISS Fortaleza deverá ser entregue até o dia 05 de maio por meio do portal da banca, Cebraspe.
Quem pode se inscrever?
Como mencionado são 50 vagas destinadas aos candidatos de nível superior. As oportunidades são para os seguintes cargos:
- Analista Fazendário (especialidades) – 30 vagas;
- Auditor do Tesouro – 20 vagas.
Cargos do concurso ISS Fortaleza
Com carga horário de 40 horas, os requisitos do concurso ISS Fortaleza dependem de cada cargo:
CARGO 1: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração ou Administração Pública, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe.
CARGO 2: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, INFORMÁTICA / PROCESSAMENTO DE DADOS
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciência da Computação, Informática, Processamento de Dados, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou Gestão da Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
CARGO 3: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS/FINANÇAS
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Economia ou Finanças, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 4: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: CONTABILIDADE
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 5: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: DIREITO
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
CARGO6: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA CIVIL
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 7: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em geografia, nos termos da legislação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 8: ANALISTA FAZENDÁRIO MUNICIPAL – ÁREA DE CONHECIMENTO: PSICOLOGIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 9: AUDITOR DO TESOURO MUNICIPAL
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Como serão as provas do concurso ISS Fortaleza?
Além da etapa objetiva, os candidatos vão realizar as seguintes fases: fase discursiva e análise de títulos. Vale lembrar que as provas serão realizadas na cidade de Fortaleza (CE), em dias distintos, a depender de cada cargo. A avaliação acontecerá no turno da manhã e terá duração de 5 horas e 30 minutos. Veja as datas:
- 16 de julho – Auditor do Tesouro Municipal;
- 23 de julho – Analista Fazendário Municipal.