O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) esclareceu sobre prazos para realização das provas do concurso Iprev DF.
A Agência Brasília confirmou a informação nesta sexta-feira, 28, de acordo com dados do Governo do Distrito Federal (GDF).
Mediante levantamento e levando em conta os concursos que possivelmente acontecerão em 2023, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal anuncia que tudo indica que haja publicação do edital ainda este ano, principalmente pelo fato de que o documento não está na lista de 2023, somente o exame.
De acordo com especulações, o Instituto Quadrix estava entre as empresas cotadas para organizar o certame e havia uma mobilização direta da Secretaria de Economia do Distrito Federal para que isso de fato aconteça.
Vagas concurso Iprev DF
O certame foi autorizado desde março. Na ocasião, o aval foi para 85 vagas para carreira de analista previdenciário. Vale lembrar que desse quantitativo, 65 serão para provimento imediato e 20 para formação de cadastro reserva. Estima-se que as oportunidades sejam divididas entre os seguintes cargos:
- especialista em previdenciário;
- especialista em investimentos; e
- especialista em atuária.
Para o especialista em previdenciário é preciso ensino superior em qualquer área. Já os demais cargos tem áreas específicas.
Por exemplo, para o especialista em investimentos serão aceitos diplomas em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou Matemática, além da certificação profissional e do respectivo registro na área, quando exigido. Já para especialista em atuária é preciso que o candidato confirme graduação em Ciências Atuariais e registro na área.
As vagas do concurso Iprev DF estão entre as prioridades para o governo do Distrito Federal por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Portaria LDO
No entanto, a LDO prevê 65 vagas a serem preenchidas, ou seja, o quantitativo relacionado ao número de postos imediatos. Vale lembrar que mais 20 estão previstas no cadastro de reserva. Mediante isso, caso a LDO seja sancionada, o certame deve avançar.
Uma portaria foi publicada em abril a fim de realizar a formação da comissão organizadora. O grupo, no entanto, tem a principal função de escolher a banca e viabilizar as etapas do exame.
A diretora da Diretoria de Previdência, Ledamar de Sousa falou sobre as vagas direcionadas ao cadastro reserva: “ O cadastro reserva tem como finalidade ter aprovados além do número de cargos disponíveis, pois a medida que um aprovado se desliga, possa se convocar o subsequente da lista“.