O concurso IPREV DF (Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal) avança mais uma etapa e edital pode sair a qualquer momento.
O certame anunciou a banca organizadora, dessa vez, o Instituto Quadrix vai comandar a seleção de 85 vagas. Do quantitativo, 65 serão imediatas e 20 para formação de cadastro reserva. A carreira será de Analista Previdenciário, da Carreira Atividades Previdenciárias.
A previsão do quantitativo de vagas é analisada de acordo com a publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023. Contudo, é importante destacar que a versão final do orçamento (LOA) ainda deverá ser votada e sancionada.
Carreira concurso IPREV DF
A carreira de Atividades Previdenciárias foi criada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. De acordo com a Portaria Conjunta Nº 35 foi determinada as especializações do cargo. Sendo elas:
- Especialista em Previdenciário;
- Especialista em Investimentos; e
- Especialista em Atuária.
Cada especialização tem os requisitos adequados ao cargo. O servidor Especialista em Previdenciário deverá ter diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, e registro no Sistema de Registro Profissional ou Conselho de Classe Profissional, quando exigido.
Já o Especialista em Investimentos precisa ter diploma de conclusão de curso de graduação em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou Matemática, Certificação Profissional ANBIMA – CPA-10 e registro no Sistema de Registro Profissional ou Conselho de Classe Profissional, quando exigido.
Os servidores ou candidatos que pleiteiam a vaga de Especialista em Atuária precisam comprovar diploma de conclusão de curso de graduação em Ciências Atuariais, e o devido registro no respectivo órgão de classe (IBA e/ou TEM).
Atribuições do cargo
Os servidores do concurso IPREV DF devem realizar as seguintes atividades:
- Formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas às Atividades Previdenciárias, no âmbito do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal – Iprev/DF;
- Executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo;
- Atuar na análise e instrução de processos;
- Utilizar e alimentar sistemas informatizados.
A carga horária semanal é de 40 horas. A faixa salarial dos servidores está entre R$ 6.760,00 até R$ 9.074,82 levando em conta os cinco padrões dentro das classes do cargo.
Além dos salários, os servidores podem receber gratificações. Estes percentuais variam a depender de diplomas e graduações, por exemplo. Os valores estabelecidos são:
- 2ª Graduação: equivalente a 13%;
- Especialização: equivalente a 20%;
- Mestrado: equivalente a 30%;
- Doutorado: equivalente a 35%.
Os percentuais acrescidos na remuneração tem a ver com a Gratificação por Habilitação em Atividades Previdenciárias (GHPrev).