O concurso INSS deve acontecer no dia 27 de novembro de 2022. Portanto, estamos na reta final de um dos maiores exames aplicados no Brasil. Com isso, a ansiedade dos candidatos que vão pleitear cargos no órgão aumenta. Além disso, os estudos começam a ser mais intensivos para adquirir o máximo de conhecimento para o dia da prova.
Pensando nisso, separamos algumas maneiras como turbinar os estudos para absorver o máximo possível para a realização do concurso INSS. Pois, já que estamos na reta final, saiba que é preciso ter muito foco. Portanto, você deve saber o que fazer com o pouco tempo que resta até o dia da prova, que acontecerá em menos de dez dias.
Dicas para reta final do Concurso INSS
Segundo Livia Seco, especialista em preparação para concursos públicos, os candidatos precisam dominar disciplinas como Língua Portuguesa, Direito Previdenciário, já que a maior quantidade de questões está nesses temas. Por isso, veja abaixo algumas dicas para turbinar os estudos nessa reta final para o concurso INSS.
Foco em Direito Previdenciário
Direito Previdenciário, por exemplo, deve contar com 70 das 120 questões que serão aplicadas, segundo o edital do concurso INSS deste ano. Desse modo, é muito importante contar com um bom resumo das normas que envolvem essa disciplina para conseguir solucionar as questões durante a prova.
Sabemos que esse é um tema muito complexo, pois envolve muitos pontos repletos de artigos e incisos. Devido a isso, se torna uma disciplina maçante na hora de estudar e o foco acaba se perdendo. Desse modo, é importante se atentar para a próxima dica, pois assim a sua atenção será voltada para outros assuntos e as chances de retenção de conhecimento aumentam.
Intercale as disciplinas
Outra dica importante da especialista está relacionada à intercalação de disciplinas. Visto que se o candidato possui duas horas diárias para estudar, o ideal é dividir o tempo em 4 partes de meia hora e deixar cada prazo para uma matéria diferente. Desse modo, o aluno consegue identificar melhor quais são as disciplinas que estão causando o maior número de erros em simulados online.
A internet está aí para facilitar a vida dos candidatos de concursos públicos atualmente, portanto, você pode utilizar concursos anteriores. Nesse sentido, o estudante pode encontrar provas que são voltadas somente para a disciplina que ele tem mais dificuldade. Assim, insistir em simulados cada vez mais difíceis até que o tema se torne mais acessível na memória.
E ainda consegue fortalecer os estudos daquela matéria que tem mais dificuldade por meio de videoaulas, PDFs. Dessa maneira, reforçará o aprendizado para tentar novamente em outro simulado. Afinal, você pode errar enquanto estuda. Contudo, atenção: pois é preciso reduzir essa margem de erro a cada nova tentativa para buscar a excelência na absorção de conhecimento.
Conheça a preferência de cobrança da banca corretora
Assim como qualquer prova de admissão, a banca corretora do concurso INSS confere um peso maior para as disciplinas que envolvem suas provas. Por isso, veja abaixo a quantidade de questões dos concursos realizados nos dois últimos anos pela banca Cebraspe, corretora dos exames.
- Língua portuguesa: 258 questões;
- Direito Administrativo: 799 questões;
- Direito Constitucional: 698 questões;
- Informática: 315 questões;
- Raciocínio lógico: 165 questões;
- Ética na administração pública: 40 questões;
- Direito Previdenciário: 78 questões, sendo 138 desde o ano de 2019.
Em relação às disciplinas como Informática, Matemática e Raciocínio lógico, a especialista em concursos públicos, Livia Seco, aponta que foram registradas, entre 2021 e 2022, 135 questões da primeira matéria e apenas 165 de RL. Ou seja, isso pode indicar que questões que envolvem a informática podem aumentar a pontuação final do candidato.
Resumo do Concurso INSS
Agora que já entendeu como turbinar seus estudos na reta final do Concurso INSS, saiba um pouco mais sobre o que esse exame oferece para os candidatos que foram aprovados. Afinal, o sonho de muitas pessoas é conseguir uma vaga no funcionalismo público e, pensando nisso, veja o que espera os candidatos:
- Cargo ofertado: técnico do Seguro Social
- Escolaridade: nível médio
- Salário inicial: R$ 5.905,79
- Vagas: 3.373
- Taxa de inscrição: R$ 85,00
- Provas objetivas: 27/11
Não à toa, o concurso INSS teve um total de 1.023.494 inscritos em todo o país. Aliás, dessas vagas citadas acima, apenas 1.000 serão para início imediato. Enquanto, as outras 2.373 serão para formação de um cadastro reserva para o cargo referido.