Concurso INSS: confira a nova data de matrícula para o curso de formação
Veja mais!
O concurso INSS divulgou por meio da banca organizadora, Cebraspe, a nova data do curso de formação, etapa obrigatória no certame.
Diante disso, os candidatos aprovados na primeira etapa do certame devem se matricular, agora, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, através do site da organizadora. Antes, de acordo com o edital anterior, de convocação, os candidatos deveriam efetuar a matrícula entre os dias 15 e 16 de fevereiro.
O curso vai acontecer entre os dias 6 de março até 5 de abril, com carga horária de 180 horas presenciais, em tempo integral, e atividades que serão desenvolvidas no turno diurno.
A fase será administrada nas seguintes cidades:
- Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Como será o curso de formação do concurso INSS?
Segundo o edital, a fase terá carga horária equivalente a 180 horas, presenciais, no turno diurno. É importante reiterar também que as provas poderão ser aplicadas aos sábados, domingos e/ou feriados. Inclusive, a etapa será realizada entre os dias 6 de março e 5 de abril.
O candidato será eliminado se:
- Deixar de efetuar a matrícula no curso de formação;
- Solicitar cancelamento de matrícula ou desligamento do curso de formação ou dele se afastar por qualquer motivo;
- Não obtiver frequência integral em todas as disciplinas, salvo o máximo de 25% de faltas justificadas dentro da legalidade prevista;
- Obtiver nota final no curso de formação inferior ao mínimo de pontos estabelecido neste edital;
- Não cumprir as atividades de avaliação do curso de formação; e
- Não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e(ou) regimentais.
Como se matricular?
A matrícula do curso de formação do concurso INSS acontece de forma online, por meio do portal da banca organizadora, Cebraspe.
A fim de concretizar a matrícula, os candidatos devem realizar a:
- a) comprovação do requisito, por meio da apresentação de certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente ou declaração, expedida por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente, de que o candidato terá condições de implementar o requisito de escolaridade até o último dia do curso de formação;
- b) documento de identidade, conforme previsto no subitem 13.10 do edital de abertura;
- c) título de eleitor com comprovante de votação na última eleição e(ou) justificativa de não-votação, em ambos os turnos, se for o caso;
- d) CPF; e
- e) comprovante de quitação com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.
É importante destacar que após a efetuação da matrícula, o candidato precisa imprimir o comprovante, pois esse documento precisará ser apresentado no dia 06/03, das 7h às 8h (horário de Brasília), no local de realização do curso de formação juntamente com um documento de identificação com foto.
Como vai funcionar o curso de formação do concurso INSS?
De acordo o edital, durante o curso de formação, o candidato regularmente matriculado fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo e, no caso de o candidato ser servidor da Administração Pública Federal, ser-lhe-á facultado optar pela percepção do vencimento e das vantagens de seu cargo efetivo.
Após a conclusão, será aplicado uma avaliação dividida entre etapa objetiva e discursiva. A fase objetiva vai contar com 120 questões. Já a prova discursiva terá duas questões sobre os conteúdos ministrados em torno de 15 linhas cada.
Como foram as demais etapas?
As provas do concurso INSS contaram com um total de 120 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Raciocínio Lógico; e
- Noções de Informática.
Vale lembrar que a divisão foi de 50 para conhecimentos básicos e 70 questões para conhecimentos específicos. De acordo com o regulamento, para ser aprovado o candidato precisa obter nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas. O modelo de avaliação será certo ou errado.
Além disso, os candidatos foram submetidos a um curso de formação e posteriormente realizarão provas objetivas e discursivas.