Concurso INMETRO com 100 VAGAS deve sair em Outubro

O concurso INMETRO tem sido amplamente aguardado pelos concurseiros de todo o país. Com a previsão de um edital com 100 vagas, este certame promete abrir oportunidades em diversas áreas e regiões do Brasil. Segundo informações do presidente da Associação dos Servidores do INMETRO (Asmetro), Sergio Ballerini, o edital está previsto para ser publicado em outubro deste ano, com a maior parte das vagas destinadas ao Rio de Janeiro.

As áreas contempladas no próximo edital

De acordo com Ballerini, uma reunião foi realizada recentemente pela comissão do concurso, que já está formada. Durante esse encontro, foram definidas as áreas que serão contempladas no próximo edital. O presidente da Asmetro revelou que as especialidades já foram escolhidas e que haverá oportunidades tanto na área administrativa quanto na operacional. Além disso, cerca de 80% das 100 vagas serão destinadas ao estado do Rio de Janeiro, com oportunidades também em outras cidades, como Goiânia, Porto Alegre e Brasília.

Prazo para a publicação do edital

Segundo a portaria autorizativa, o INMETRO tem até o dia 13 de dezembro para publicar o edital, levando em consideração o prazo máximo de seis meses. No entanto, o desejo do Instituto é agilizar o processo e lançar o edital já em outubro. Para isso, os esforços estão sendo concentrados na definição da banca organizadora, que deve ser escolhida até meados de setembro.

Oportunidades para nível médio e superior

O aval dado pelo governo para o concurso INMETRO foi para o preenchimento de 100 vagas, sendo 40 destinadas ao cargo de analista executivo e 60 para o cargo de pesquisador. É importante ressaltar que, segundo o presidente da Asmetro, o número de vagas autorizadas é considerado abaixo das necessidades do Instituto, uma vez que atualmente existem cerca de 700 cargos vagos. Além disso, aproximadamente 120 servidores devem se aposentar em breve, o que pode agravar ainda mais a situação.

Possibilidade de cadastro de reserva

Sergio Ballerini, presidente da Asmetro, defende a utilização do cadastro de reserva no concurso INMETRO. Ele acredita que as 100 vagas autorizadas não são suficientes para suprir a demanda do Instituto e ressalta que a categoria dos cargos de nível médio não foram contemplados nesta autorização. O sindicato continuará lutando por um aval para esses cargos, visando garantir a renovação do quadro de servidores do INMETRO.

Último concurso realizado há quase dez anos

O INMETRO não realiza concurso para efetivos há quase dez anos. O último certame ocorreu em 2014, sob a organização do Idecan. Naquela ocasião, foram publicados três editais, com um total de 80 vagas. As provas foram realizadas para os cargos de assistente, de nível médio e técnico, e para especialista, de nível superior. O concurso contou com diversas etapas, incluindo provas objetivas, avaliação de títulos, experiência profissional, produção científica e tecnológica, defesa e arguição pública de memorial e plano de trabalho.

Preparando-se para concursos

Se você está se preparando para concursos públicos, é importante ficar atento às próximas seleções previstas em diversas regiões do país. O INMETRO tem enviado pedidos de concurso anualmente, contemplando cargos de níveis médio e superior. Na última demanda, o Instituto solicitou a abertura de 430 vagas para os cargos de assistente, especialista, analista, pesquisador e técnico.

Fique por dentro das notícias sobre concursos públicos acompanhando o Notícias Concursos onde você encontrará informações atualizadas sobre o concurso INMETRO e demais certames em todo o país.

O concurso INMETRO está gerando grandes expectativas entre os concurseiros de todo o país. Com a previsão de um edital com 100 vagas, distribuídas em diversas áreas e regiões do Brasil, essa é uma excelente oportunidade para quem busca estabilidade e uma carreira sólida no serviço público. Fique atento aos prazos e prepare-se da melhor forma possível para garantir sua aprovação. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.