O concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) encontra-se em análise.
O órgão solicitou a abertura de um novo edital para 2021 ao Ministério da Economia. De acordo com a instituição, o protocolo do pedido ocorreu dia 29 de maio.
Ao todo, conforme consta no edital prévio, serão disponibilizadas 2.311 vagas para os cargos de técnico administrativo, analista administrativo e analista ambiental. A distribuição acontecerá assim:
- 1.005 para o cargo de técnico administrativo
- 970 para analista ambiental
- 336 para analista administrativo
Quanto aos salários iniciais, R$ 3.712,72 para o cargo técnico e R$ 7.760,45 para ambos cargos de analista com auxílio alimentação incluso.
Tem interesse em realizar o Concurso do Ibama 2021? Então fique de olho nas dicas que temos para você se dar bem no certame.
Conheça o cargo do IBAMA a fundo
Sem dúvidas, conhecer bem o cargo para o qual você irá se candidatar no concurso é um dos pré-requisitos mais importantes.
Conforme mostramos anteriormente, a análise considera três cargos: técnico administrativo, analista administrativo e analista ambiental.
Desse modo, busque informações factíveis acerca do que mais se adequa ao seu perfil. Por exemplo: quais as atribuições, os deveres e direitos, as exigências, os salários e benefícios, o estilo de trabalho, as jornadas, entre outros detalhes.
Tudo deve fazer parte de sua checagem para que não haja desistência posterior. Ou seja, já pensou estudar por meses para o concurso e perceber somente depois que o cargo não faz o seu tipo?
Destrinche o edital do concurso
Outro ponto essencial não só para o concurso do IBAMA, mas para qualquer outro. Muitos candidatos começam a estudar antes mesmo do edital ser divulgado e às vezes esquecem de conferi-lo depois. Erro casso.
Afinal, tudo o que o concurseiro precisa para entender bem sobre a prova está exatamente ali, no edital.
Então, assim que o edital referente ao concurso IBAMA, destrinche ele totalmente para descobrir as disposições sobre o cargo e a prova, claro.
Siga as matérias do edital do concurso
Entre as informações primordiais contidas no edital estão as matérias que serão cobradas no concurso. A partir desse documento que você terá certeza de que seus estudos se embasarão no que realmente cairá na prova.
Claro que, se você desejar, pode começar seus estudos antes. Mas não se esqueça jamais de ler o edital assim que sair para conferir as matérias, de fato, exigidas no certame.
Baseando-se nas últimas provas do concurso IBAMA, podemos elencar as disciplinas cobradas:
Técnico Administrativo
- Língua Portuguesa
- Atualidades
- Noções de Informática
- Matemática
- Ética no serviço público
- Conhecimentos específicos da área
Sem prova discursiva*.
Analista Administrativo
- Língua Portuguesa
- Informática
- Matemática
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Noções de Direito Constitucional
- Conhecimentos Específicos
- Redação
Analista Ambiental
- Língua Portuguesa
- Atualidades
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação do Setor de Meio Ambiente
- Conhecimentos Específicos
- Prova discursiva
- Redação
Monte um cronograma de estudo
Para estudar todas essas matérias que costumam cair no concurso IBAMA só com muita organização. Desse modo, não comece sua preparação sem elaborar um plano de estudos, com horários definidos para aprender todos os dias, assim como com as disciplinas estipuladas.
Coloque em primeiro lugar as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade. E vai intercalando com outras menos complicadas.
Não se esqueça também de treinar redação. Procure fazer textos dissertativos com temas da área, por exemplo: gestão, auditoria e proteção ambiental.
Treine em questões da banca
Por fim, uma dica que temos para você é ficar de olho em qual será a banca organizadora do concurso IBAMA 2021. Para quem não sabe, saber a banca faz toda a diferença nos estudos por questões, pois você busca diretamente aquelas que terão a ver com o que cairá na prova.
Cada banca, a saber, possui um estilo de aplicar as perguntas. Portanto, vale a pena treinar bastante junto com o estudo das matérias.
As provas anteriores do IBAMA foram organizadas pela Cespe, antiga Cebraspe.