Em breve será divulgado o edital de concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Concurso Ibama). O órgão solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o quantitativo de nada menos que 680 vagas, sendo 500 para a função de analista ambiental e 180 de analista administrativo, ambas com requisito de nível superior. O salário está fixado em R$ 7.675,45, além do auxílio-alimentação, de R$ 373.
Além da excelente remuneração, os candidatos vão desfrutar da tão sonhada estabilidade, já que o IBAMA contrata sob regime estatutário. O pedido de concurso foi enviado desde o dia 25 de maio, e segue em andamento nas áreas técnicas da pasta, devendo fazer parte do Orçamento da União em 2016, o que não impede que as seleções sejam autorizadas ainda este ano.
Os candidatos que almejam uma vaga no próximo concurso do IBAMA já podem iniciar os seus estudos. Para isso, conforme dica dada pelos especialistas, os estudantes devem procurar sempre o edital anterior, que para esse caso específico, foi publicado em 2012. Confira mais detalhes sobre o último concurso do IBAMA a seguir.
Último Concurso
Realizado em 2012, o último concurso do IBAMA contou com 108 vagas para analista ambiental, 61 para analista administrativo e 300 para técnico administrativo. As oportunidades foram para as áreas de licenciamento ambiental, monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; e gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.
Vai ter vaga para o seu Estado?
No último concurso foram 18 estados contemplados, além da capital federal.
Mais informações sobre o Concurso do IBAMA.
A disputa, como em todos os certames do órgão, promete ser bem acirrada. A boa notícia é que, segundo levantamento das entidades que representam os servidores do Ibama, 51,6% dos funcionários estão aptos a se aposentar este ano, o que indica que mais aprovados nos concursos possam ser convocados, além da oferta inicial. Essa informação foi divulgada na reunião da nova presidente do Ibama, Marilene Ramos, com a Asibama, o Sindsep, Condisef e Ascema Nacional, em maio.
Por fim, 686 cargos estão vagos, e ainda que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) havia pedido 1.400 vagas ao Ministério do Planejamento para técnicos e analistas, a fim de suprir carências no Ibama.