Concurso Guarda Vila Velha ES define banca organizadora; confira qual
Veja mais detalhes sobre requisitos e banca
Foi definida nesta terça-feira, 20 de setembro, a banca que vai comandar o certame para o cargo de Guarda de Vila Velha, Espírito Santo. O nome da instituição responsável pelo concurso Guarda Vila Velha ES foi divulgado no Diário Oficial.
A dispensa de licitação informou que a Consulplan será a organizadora. Depois disso, os próximos passos serão realizar a assinatura do contrato, finalizar o cronograma e divulgar o edital tão esperado. Arnaldinho Borgo, prefeito do município, havia autorizado a seleção desde maio de 2022. O documento publicado ainda não trouxe maiores detalhes ou informações sobre prazos.
Vagas do concurso Guarda Vila Velha ES
A oferta de vagas para este certame será no total de 120, quantitativo que foi confirmado desde final de 2021. Um fragmento do anúncio: “O prefeito autorizou o envio do projeto de lei para a Câmara Municipal aumentando o número do efetivo da Guarda, podendo chegar a mais 120 (60 +60), além da contratação da empresa que fará o edital para o concurso público. O concurso irá oferecer 60 vagas para chamamento imediato e 60 para cadastro de reserva. As demais informações estarão disponíveis quando publicado o edital“.
A expectativa é que metade das vagas seja para provimento imediato, enquanto a outra metade seja para formação de cadastro reserva. Contudo, o edital ainda não tem previsão para ser liberado.
Nas redes sociais, o prefeito fez uma declaração dando a entender que o edital não vai demorar de ser liberado: “Pode ir abrindo o livro pra estudar, apontando o lápis e comprando uma borracha nova. Vai treinando também as flexões, barras e dando aquelas corridas. Porque ano que vem vai ter concurso para agentes“.
Vale lembrar que a comissão foi formada no final de 2021 com o principal intuito de acompanhar e inspecionar o andamento do certame.
Como foi o último certame?
O último edital foi liberado em 2014 com vagas para formação de cadastro reserva, um total de 100. Como requisito para inscrição, o candidato deveria ter nível médio. A jornada de trabalho foi 40 horas semanais e na época o salário foi de R$1.188 mais adicional de 30% de periculosidade. Estima-se que o novo edital siga as etapas anteriores do certame:
- Prova objetiva;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Avaliação psicológica;
- Investigação de idoneidade moral; e
- Curso de formação.
Na ocasião foi aplicado 50 questões divididas entre conhecimento básico e específico.