Concurso Guarda: prefeitura anuncia edital com 100 vagas para nível médio

Confira mais

Concurso Guarda é para nível médio

Esta é uma grande oportunidade para quem busca concurso Guarda e quem deseja trabalhar na área de segurança pública.

Veja mais detalhes e não perca.

Concurso Guarda

A prefeitura de Vitória ES confirmou a publicação do edital para o novo concurso da Guarda Municipal, previsto para o mês de março. A notícia foi divulgada pela própria prefeitura em sua página oficial, no dia 19 de fevereiro.

Banca Organizadora e avanço

A banca organizadora escolhida para conduzir o certame será a renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV). O contrato já foi assinado, sinalizando os próximos passos do processo seletivo.

Declaração do Prefeito sobre o concurso Guarda

O prefeito Lorenzo Pazolini enfatizou a importância desse concurso para a segurança da capital. Ele destacou os esforços da gestão em promover a valorização da categoria ao longo dos últimos três anos.

“Assinamos o contrato com a instituição que realizará o certame e, em breve, abriremos as inscrições da prova que selecionará os futuros Guardas Civis da capital. Esta é mais uma das grandes realizações na segurança feitas pela nossa gestão. Ao longo destes três anos, promovemos a valorização integral e o fortalecimento da categoria com novos Planos de Cargos, Carreira e Vencimento e atualizamos o Estatuto da Guarda Civil Municipal”, declarou o prefeito.

A iniciativa visa não apenas a realização de um concurso, mas também o fortalecimento e valorização dos profissionais que zelam pela segurança da cidade.

Vagas e Remuneração

A prefeitura de Vitória ES planeja disponibilizar cerca de 100 vagas para o cargo de Guarda Municipal no próximo concurso Guarda. Com um salário inicial de R$ 3.606,74, a carreira oferece uma oportunidade atrativa para os interessados. Além das vagas iniciais, haverá a formação de um cadastro reserva de pessoal.

Requisitos de Inscrição do concurso Guarda

Os candidatos interessados devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ensino médio completo.
  • Idade máxima de até 30 anos.
  • Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Concurso Guarda: prefeitura anuncia edital com 100 vagas para nível médio
Concurso Guarda: prefeitura anuncia edital com 100 vagas para nível médio. Imagem: Reprodução

Etapas do Processo Seletivo

O concurso Guarda será composto por diversas etapas, visando garantir a seleção dos melhores candidatos:

  • Provas objetivas
  • Provas dissertativas
  • Testes de aptidão física
  • Avaliação psicológica
  • Exames médicos
  • Investigação de conduta social

Detalhes sobre as etapas

Para esclarecer melhor sobre as etapas, veja a seguir:

  • Provas Objetivas: Esta etapa consiste em uma avaliação escrita, composta por questões de múltipla escolha, que abrangem diversos temas relacionados ao cargo de Guarda Municipal, como legislação, direitos humanos, noções de segurança pública, entre outros. É uma fase eliminatória e classificatória.
  • Provas Dissertativas: Após a realização das provas objetivas, os candidatos podem ser submetidos a provas dissertativas, que exigem respostas escritas mais detalhadas sobre determinados temas específicos, permitindo avaliar a capacidade de argumentação e expressão escrita dos participantes.
  • Testes de Aptidão Física: Nesta fase, os candidatos são submetidos a uma série de testes físicos para avaliar sua capacidade física e aptidão para desempenhar as atividades relacionadas ao cargo de Guarda Municipal. Os testes geralmente incluem corrida, flexões, abdominais, entre outros exercícios.
  • Avaliação Psicológica: Esta etapa consiste em uma avaliação psicológica realizada por profissionais especializados, que visa analisar o perfil psicológico dos candidatos e verificar se estão aptos emocionalmente para exercer as funções do cargo de forma adequada.
  • Exames Médicos: Os candidatos aprovados nas etapas anteriores são submetidos a exames médicos para verificar sua condição de saúde física e mental, garantindo que não possuam nenhuma doença ou condição que os impeça de exercer as atividades do cargo de Guarda Municipal de forma segura.
  • Investigação de Conduta Social: Por fim, os candidatos podem ser submetidos a uma investigação de conduta social, que consiste na verificação de antecedentes criminais e na análise do comportamento social e ético dos participantes, garantindo que sejam pessoas idôneas e aptas a exercerem o cargo de Guarda Municipal com responsabilidade e integridade.

Portanto, aguarde mais esclarecimentos sobre a liberação do edital em breve.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.