Concurso Guarda de Sorocaba SP 2019 tem banca organizadora definida!

Atualmente, 402 agentes fazem parte da corporação. No entanto, apenas 340 estão em atuação; Último edital foi em 2011

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba vai abrir um novo edital de concurso público para Guarda Municipal. Foi divulgado no Diário Oficial, a informação de que a Fundação Vunesp vai organizar o próximo edital do município.

Segundo informações do vereador Fausto Peres, o documento de abertura será publicado com 50 vagas. O edital tem expectativa de ser publicado no segundo semestre.

Em entrevista ao site Folha Dirigida, o chefe de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos do município, Sergio Ponciano de Oliveira, também confirmou a abertura do concurso.

“A administração municipal, por meio de Planejamento da Gestão de Pessoas anual, observa sempre a capacidade, a disponibilidade orçamentária e o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. O próximo concurso deverá ser para a Guarda Civil Municipal”, disse.

As atribuições a serem exercidas pelo candidato admitido, de forma sucinta, são as seguintes: executar, sob orientação, as tarefas relativas ao patrulhamento, motorizado ou não, e proteção nas vias, logradouros, próprios municipais e públicos em geral; executar ronda de patrulhamento nas escolas, repartições, praças e parques; orientar e comandar o trânsito para a travessia de escolares nas vias públicas, priorizando as localizadas em frente às escolas, com os equipamentos necessários; dar instruções sobre educação no trânsito aos alunos das escolas municipais e conveniadas; promover a fiscalização da utilização adequada dos bens de domínio público, evitando sua depredação; promover ações de fiscalização de trânsito; apoiar a fiscalização municipal; atender e orientar o público em geral; policiar os eventos municipais, conforme solicitações e a partir das orientações recebidas, bem como outras operações de apoio, a fim de evitar roubos, atos de violência e outras infrações; zelar pela segurança dos servidores, pessoas e bens municipais.Dirigir veículos, quando necessário para desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação especifica.

O Concurso Guarda Municipal de Sorocaba SP 2019

Um requerimento foi enviado pelo vereador Fausto Peres para que um guarda municipal fique em cada escola do município. A resposta, assinada pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, foi informado que haverá um novo concurso para novos guardas, mas que serão oferecidas apenas 50 vagas.

Atualmente, 402 agentes fazem parte da corporação. No entanto, apenas 340 estão em atuação, uma vez que  1 estão afastados por motivo de saúde e 33 estão atuando fora da Guarda. De acordo com Fausto Peres, mesmo com o quantitativo de guardas reduzido, a corporação atende por mês, em média, 5 mil chamados telefônicos.

No requerimento, é citado que somente seria possível colocar um guarda municipal em cada escola se o quadro de servidores de guardas municipais chegasse a 700 servidores.

Metade dos guardas trabalha em postos fixos 24 horas por dia, enquanto os outros atuam na proteção dos serviços públicos municipais, como por exemplo, o Conselho Tutelar.

Ainda não há uma previsão para publicação do edital de concurso de Guarda de Sorocaba-SP. A expectativa é que o certame seja lançado ainda este ano. “A Guarda Civil Municipal de Sorocaba, apesar do pequeno contingente, atende muito bem a população de Sorocaba. Porém, é inegável que o concurso público que deverá ser aberto este ano, deveria abrir muito mais vagas para melhorar o policiamento em toda a cidade”.

Último edital foi divulgado em 2011

O último edital de concurso público de Sorocaba-SP foi divulgado em 2011, quando contou com 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres. Na época, o salário inicial era de R$1.958,92, por jornada de 200 horas por mês.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisava ter nível fundamental completo e altura de 1,59m. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Legislação.

Além da prova, os candidatos foram submetidos a aferição de altura, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e exame de saúde. A validade do concurso foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Informações do concurso
  • Concurso: Prefeitura de Sorocaba-SP
  • Banca organizadora: Fundação Vunesp
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: 50
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas:  a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Veja o último edital
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.