A Fundação de Saúde do Ceará tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso Funsaúde CE 2021) em breve. A previsão é que o documento possa ser divulgado já nesta semana.
A comissão organizadora que cuidará dos preparativos do certame já foi designada pelo governador Camilo Santana. A composição dos membros foi divulgada na edição do Diário Oficial do Ceará do dia 18 de junho.
O grupo conta com cinco pessoas, sendo um presidente e quatro membros. Eles são representantes da Fundação Regional de Saúde e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).
A previsão do edital foi divulgada pela reportagem do Jornal O Povo, na coluna de Josélio Leal. Segundo ele, este prazo foi dado pelo secretário de Saúde, Cabeto Martins. Segundo o chefe da pasta, a previsão seria liberar o edital de abertura nesta quarta-feira, 23.
Inicialmente, o edital do concurso Funsaúde-CE tem previsão de contar com 11 mil vagas. No entanto, a pasta tem objetivo de formar cadastro reserva para contratar até 33 mil profissionais durante a validade do certame. A confirmação foi dada durante entrevista ao portal Diário do Nordeste. Somente para o cargo de Médicos, serão abertas seis mil vagas.
A relação completa de vagas ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que o edital seja divulgado para cargos de todos os níveis de escolaridade.
De acordo com Camilo, a secretaria de Saúde, a quem Fundação Regional de Saúde é subordinada, está finalizando os preparativos de abertura do concurso.
Segundo o governador, o edital será de “grande concurso” e que haverá oportunidades para médicos de diversas especialidades, enfermeiros e outros.
O concurso FUNSAÚDE CE
Em agosto de 2020, o secretário de Saúde do estado, Dr. Cabeto, disse em entrevista ao site Diário do Nordeste que os primeiros contemplados contemplados serão o Hospital de Messejana, localizado na zona sudeste da capital, e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
Em uma outra oportunidade, o secretário já havia revelado que para essas unidades seriam abertas aproximadamente 6 mil vagas. Os cargos e salários do concurso ainda não foram divulgados.
Além disso, outros hospitais do Estado geridos pela FunSaúde-CE ainda passam por estudos para ter o número de vagas definido. No entanto, de acordo com o secretário de Saúde, o processo será realizado em todas as unidades até o fim deste ano.
“Estamos fazendo o que a gente chama de redimensionamento das unidades, para que a gente possa abrir o concurso com o número de vagas adequadas. Isso em parceria com o Instituto Einstein de Gestão. Duas das nossas unidades já terminaram esse redimensionamento, foi o HGF e o Hospital de Messejana, portanto devem ser os primeiros concursos.”
De acordo com o chefe da pasta, uma parceria foi feita com o Instituto de Gestão do Hospital Albert Einstein para redimensionar todas as unidades de saúde cearenses e avaliar a proporção do certame.
Apenas para os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana deverão ser abertas seis mil vagas. As declarações foram dadas em julho de 2020, em entrevista à Rádio O POVO CBN, no Facebook.
Um plano de carreira para os profissionais que serão contratados já está sendo construído.
Concurso Funsaúde-CE é aguardado
Criada em março de 2020, a Fundação Regional de Saúde do Ceará foi sancionada pela Lei nº 17.186/2020, que dispõe sobre um novo gerenciamento de serviços de saúde assistenciais do Ceará.
A instituição terá as seguintes competências:
- – Prestar serviços de saúde à população em todos os níveis de complexidade próprios do Estado;
- – Prestar apoio aos municípios e consórcios públicos de saúde em serviços de assistência à saúde de âmbito regional;
- – Desenvolver programas de educação permanente de forma regionalizada para os profissionais de saúde do SUS;
- – Coordenar as atividades regionais da central de regulação assistencial;
- – Monitorar o cumprimento dos indicadores regionais e dos resultados qualitativos dos serviços regionais de saúde no âmbito do SUS;
- – Desenvolver atividades de caráter científico e tecnológico.
“O Ceará foi dividido em cinco macrorregiões de saúde, então cada uma, até o final do nosso governo terá pelo menos um hospital de alta complexidade funcionando,” disse.
Os empregados estarão sujeitos ao regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).