O Exército, através do Departamento de Educação e Cultura, faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso Exército 2018) para preenchimento de 505 alunos nos Colégios Militares de todo país. Das vagas, 420 são para o 6º ano do ensino fundamental e 85 para o 1º ano do ensino médio. As inscrições seguem até esta sexta-feira, 14 de setembro.
O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por 12 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação de alta qualidade a aproximadamente 15 mil jovens. As práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no País.
Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem: a) concluir ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental (para ingresso no 6º ano do ensino fundamental); ou b) cursando o 9º ano do ensino fundamental (para ingresso no 1º ano do ensino médio). Além disso, será necessário estar dentro dos limites de idade:
- para o 6º ano do ensino fundamental ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar dez anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
- para o 1º ano do ensino médio ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Vagas por Estado
As oportunidades são destinadas aos colégios militares de Brasília-DF (45), Belo Horizonte-MG (55), Curitiba-PR (30), Campo Grande-MS (10), Fortaleza-CE (40), Juiz de Fora-MG (35), Manaus-AM (35), Porto Alegre-RS (40), Recife-PE (55), Rio de Janeiro-RJ (60), Salvador-BA (30), Santa Maria-RS (35) e Belém-PA (35).
Etapas
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever presencialmente nos Colégios Militares. Os interessados poderão se inscrever até o dia 14 de setembro. A taxa de inscrição é de R$95,00.
O concurso é composto por exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório; inspeção de saúde, de caráter eliminatório; e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, também de caráter eliminatório.
O exame intelectual contará com duas etapas:
Fase I – Prova de Matemática, com questões de múltipla escolha, com duração máxima de três horas; e
Fase II – Prova de Língua Portuguesa, com questões objetivas de múltipla escolha e de uma produção textual (redação), com duração de três horas, a ser realizada somente pelos candidatos aprovados na na fase anterior.
A avaliação de matemática será aplicada no dia 21 de outubro.
Duas formas de ingresso
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.
O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira. Para saber como ingressar no Colégio Militar mais próximo de sua residência, visite a instituição ou o endereço eletrônico da escola.
Sobre o Colégio Militar
Os Colégios têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos, educados conforme os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro. A Força Terrestre investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cogntiva, afetiva e psicomotora.
A seguir, algumas características do ensino oferecido em um Colégio Militar:
Bibliotecas e laboratórios – todos os Colégios dispõem de bibliotecas com acervos suficientes para que os alunos cumpram as tarefas de estudo e busquem informações. Os laboratórios de Física, Química e Biologia são modernizados, continuadamente, e ocupam posição de destaque no ensino dessas disciplinas. Cada Colégio Militar dispõe de, pelo menos, um laboratório de informática, onde os alunos aprendem, ainda no ensino fundamental, a trabalhar com os aplicativos mais conhecidos, bem como têm acesso à Internet.
Idiomas estrangeiros – os Colégios ministram inglês por níveis, nos moldes dos institutos civis especializados nessa área. O método utilizado desenvolve a capacidade de expressão oral dos alunos e tem como base o uso do chamado “Corredor de Inglês”, um espaço temático em que todos são incentivados a se expressar no idioma. Na 2ª série do ensino médio, os alunos podem optar pelo inglês ou espanhol.
Clubes e grêmios – os alunos responsáveis por administrá-los possuem uma excelente oportunidade de planejar atividades e de gerenciar programas. Os clubes e grêmios contribuem para despertar vocações e permitem o aprofundamento e a difusão de conhecimentos.
Leitura – a leitura ocupa posição central na prática didática dos Colégios Militares. Todos os alunos cumprem um programa de leitura e participam de outras atividades destinadas a difundir e a despertar o gosto de ler.
Educação artística – por meio de atividades voluntárias, os alunos participam de bandas, corais e grupos folclóricos, de teatro, capoeira, declamadores, dança e de ginástica rítmica e desportiva.
Iniciação esportiva – com equipes esportivas, os alunos participam de olimpíadas regionais do Sistema e de competições estaduais e municipais com escolas civis.
Atividades comunitárias e beneficentes – a solidariedade é uma virtude despertada no cotidiano dos alunos dos Colégios Militares, por meio de campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos, visitas a asilos e orfanatos, entre outras atividades.
Viagens e intercâmbios – nas férias escolares, os diversos clubes e grêmios planejam e realizam viagens a diversos locais do território nacional, contribuindo para reforçar o sentimento de patriotismo e o conhecimento do País.
Informações do concurso
- Concurso: Exército
- Banca organizadora: Colégio Militar
- Escolaridade: fundamental e médio
- Número de vagas: 505
- Inscrições: até 14 de setembr
- Provas: I fase: 21 de outubro
- Situação: PUBLICADO