Concurso Emater AL: edital confirmado para 2023 e pode sair a qualquer momento!

Veja todos os detalhes!

O concurso Emater AL ( Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) foi confirmado por meio da secretária de Planejamento do Governo de Alagoas, Renata dos Santos, no último domingo, 1º, durante solenidade de posse do governador Paulo Dantas.

De acordo com Renata, o certame é considerado urgente levando em conta a necessidade de compor o quadro de servidores do órgão.

Sobre o assunto, deixou claro: “Mais urgente acredito que, até o momento, seja Emater, que hoje trabalha com o pessoal comissionado e bolsistas, e o próprio governador fez essa promessa durante a campanha, está dentro do plano de governo dele de fazer concurso público para Emater, com pelo menos 100 vagas“.

Solicitação concurso Emater AL 

O quantitativo de vagas foi previamente anunciado pelo ex-titular de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques Santos, em 2021.

Houve a solicitação de 100 vagas para técnicos agrários. Um dos principais motivos que trazem a tona a necessidade do certame é o fato de que já são mais de 30 anos quando ocorreu o último edital.

Sendo assim, a defasagem é grande, levando em conta as aposentadorias solicitadas e concedidas durante todo esse tempo.

Mediante o assunto, o  presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles disse: “O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas”.

Os últimos levantamentos sobre vagas e servidores foi apontado que o órgão era composto por 45 servidores, segundo o Portal da Transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.