O concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) para quadro administrativo esteve entre um dos assuntos citados no último dia 07 de novembro, na audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual para 2023 (LOA 2023) do Estado.
Erisvaldo Marques, Defensor-Geral, citou sobre a necessidade de realização de novos certames para compor o quadro de servidores do órgão.
A área de tecnologia da informação foi frisada por Erisvaldo, no qual fez questão de ressaltar sobre melhorias necessárias.
Sobre a necessidade de concurso, o defensor disse: “Sendo a Instituição que teve autonomia mais recente, em 2016, e é necessário que se tenha um orçamento maior para que se possa investir em tecnologia da informação, tão essencial nesses tempos e também em concurso público para servidor e convocados os aprovados no concurso, pois para se ter ideia a Defensoria não tem um servidor efetivo, então há a necessidade também de concurso público para essa área, sendo que tudo depende de um orçamento compatível com a realidade da Instituição“, disse Marques.
O principal motivo para o olhar especial do defensor é o fato que o órgão até o momento ainda não realizou certames a fim de contratar novos profisionais para compor o quadro de servidores.
Concurso DPE PI solicitado
O certame foi solicitado em 2021 por meio de ofício. Na ocasião, a solicitação foi em torno da inclusão, no Plano Plurianual do Estado, de um concurso para servidores da área Administrativa.
Marques ainda citou que certames estavam previstos para o estado, inclusive em parceria com os os três Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO e LOA). “Em virtude da pandemia da Covid-19, os concursos públicos não foram realizados em 2020. Não havia autorização para a aglomeração típica de concurso público da dimensão esperada em tais certames (membros e servidores)”, destacou o defensor.
Levando em conta o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Piauí, o edital do concurso DPE PI pode ser liberado com os seguintes cargos:
- Analista (nível superior – diversas áreas);
- Técnicos (nível médio e médio técnico específico); e
- Auxiliares (nível fundamental).