O concurso do BNDES pode acontecer em breve. Então, muitos concurseiros de plantão já estão de olho nas notícias do possível certame.
O novo presidente do banco, Aloizio Mercadante, que tomou posse recentemente, anunciou que pretende realizar o concurso novamente.
Sem novas edições desde 2012, o concurso do BNDES é um dos mais aguardados pelos candidatos e pode ocorrer em breve.
Isso significa que para aquele que almeja trabalhar no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, pode haver uma chance num futuro bem próximo.
Quer saber tudo sobre isso? Então, é só ler até a última linha para ficar por dentro de todas as informações relevantes.
Possível concurso do BNDES, saiba mais
Empossado recentemente, Aloizio Mercadante é o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Dessa forma, ele anunciou que pretende retomar os concursos.
Em seu discurso, ele afirmou que o banco retomará os concursos que não ocorrem há mais de dez anos.
Ainda durante seu discurso de posse, o presidente citou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que é responsável por fazer a análise dos pedidos e autorizar concursos federais.
O BNDES, por sua vez, não precisa da autorização por parte do Governo Federal para realizar certames. Uma vez que, possui autonomia para preencher seu quadro de colaboradores.
Na verdade, essa autonomia depende apenas do aval da presidência do próprio órgão, assim como ocorre com o Banco do Brasil.
Porém, o órgão deve respeitar o limite e as dotações de orçamento para cada exercício. Por fim, ainda não há nenhuma previsão para publicação de edital, quantidade de vagas ou cargos disponíveis no concurso BNDES.
O banco já anunciou concurso, mas não foi realizado
Em meados de 2015, há alguns anos desde o último concurso BNDES realizado, o órgão chegou a anunciar a realização de um certame.
De acordo com a instituição, seriam disponibilizadas oportunidades para técnico administrativo, cargo que exigia nível médio dos candidatos. Assim como para profissional básico, essa que era vaga para profissionais com nível superior.
Contudo, mesmo depois de anunciar que estava fazendo preparativos, o certame foi adiado por um ano e depois acabou por ser cancelado definitivamente.
Naquela ocasião, a intenção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social era fazer um cadastro reserva. Isto é, as ofertas não eram para preenchimento imediato.
Último concurso realizado pelo BNDES
A última edição do concurso do BNDES ocorreu em meados de 2012 e sua validade chegou ao fim em 2015, ano que o órgão expressou o desejo de realizar um novo concurso, o que acabou não ocorrendo.
Naquela época, o edital trazia oportunidades para cadastro reserva, em funções tanto de nível médio quanto para nível superior.
Enquanto, as vagas de nível médio eram para o cargo de técnico administrativo, já as oportunidades para nível superior eram para profissional básico.
As vagas de profissional básico eram distribuídas nas especialidades a seguir:
- Administração;
- Analista de Sistemas, Desenvolvimento e Suporte;
- Arquiteto;
- Arquivologista;
- Biblioteconomista;
- Comunicação Social;
- Contador;
- Advogado;
- Economista;
- Engenheiro;
- Psicólogo.
A banca organizadora escolhida para esse concurso foi a Fundação Cesgranrio, que ficou responsável por receber as candidaturas e aplicar as provas.
Como foram as provas do último concurso do BNDES?
Como já vimos, a banca escolhida para organizar a última edição do concurso do BNDES foi a Fundação Cesgranrio.
Naquela ocasião, os candidatos inscritos no certame passaram por uma avaliação por meio de duas etapas, com provas objetivas e discursivas. Vale lembrar que ambas foram com caráter classificatório e eliminatório.
Para os candidatos aos cargos de nível médio, as provas contavam com:
- 25 questões de Língua Portuguesa;
- 25 questões de Matemática;
- 8 questões de Língua Estrangeira;
- 6 questões de Conhecimentos Específicos sobre BNDES;
- 6 questões de Conhecimentos Gerais.
Na prova discursiva, os candidatos precisam redigir uma redação somando até 450 pontos na avaliação final.
Enquanto, para as vagas de nível superior os candidatos precisaram responder 50 questões, divididas da seguinte forma:
- 20 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Língua Estrangeira;
- 10 questões de Conhecimento Específicos da área de atuação.
A prova discursiva, por sua vez, tinha 5 questões de Conhecimentos Específicos e valia até 50 pontos.
Desse modo, fique de olho nas próximas notícias para saber mais sobre o concurso do BNDES. Pois, essa pode ser a sua chance de fazer parte dessa organização de peso aqui no Brasil.