Com déficit considerável do número de garis, o concurso Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro) pode ser anunciado a qualquer momento.
De acordo com o Decreto 52.024/2023, que dispõe sobre a estrutura organizacional da empresa, a Gerência de Captação e Avaliação será quem vai organizar os trâmites referentes aos novos editais.
Funções da Gerência
Confira a seguir a lista de atribuições:
- Prever e planejar o provimento de pessoas para atender às necessidades da Companhia, definindo planos de recrutamento e seleção, recursos e cronograma de execução;
- Definir o perfil funcional de cargos/funções atuais e futuros;
- Preparar, aprovar e publicar editais de concurso, observando a legislação e regulamentação em vigor;
- Contratar pessoas mediante os critérios, normas, regulamentos, legislação vigente, procedendo aos devidos registros e promovendo as assinaturas de termos, contratos e convênios;
- Acompanhar o desempenho funcional do empregado, em situações específicas e especiais;
- Administrar a avaliação de desempenho individual.
O município do Rio de Janeiro já conta com preparativos para diversas áreas como Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e Guarda Municipal. Entretanto, ainda não há prazo para realização do concurso Comlurb.
Presidente aponta déficit
Flávio Lopes, presidente da empresa, anuncia que atualmente o órgão apresenta 14 mil garis. Porém, muitos profissionais efetivos buscam se aposentar.
Durante o período eleitoral, o então candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mencionou que a reposição de garis e outros servidores públicos seria tratada durante seu governo. Além de nível fundamental, os interessados devem apresentar certificado de até o 5º ano (antiga 4ª série primária).
Os ganhos iniciais são de 2,7 mil. Além disso, o concurso é constituído por provas objetivas e teste de aptidão física (TAF).
Concurso Comlurb pode ofertar mil vagas
O pedido de um novo edital foi realizado em 2021, porém, em virtude da pandemia, o certame não foi tirado do papel.
Sobre o assunto, o presidente Flávio Lopes disse: “Então a gente está começando a fazer essas contas. Pode ser que a gente não precise de tanta gente para varrição. Pode ser que eu precise de mais gente para coleta, porque o número de pessoas trabalhando em home office está maior do que a gente tinha”.
Flávio ainda fez questão de pontuar que pode ser que o órgão precise de mais de mil vagas. “A gente tem uma ideia de que a Comlurb possa começar a pegar operações ou prestar serviço em coisas que ela não faz hoje em dia. Por exemplo: limpeza de hospitais. Porque não posso vender serviços para hospitais não só no município, mas também para o Estado? A gente faz limpeza de escola“.
Concursos no estado
São 41 vagas mais cadastro reserva. De acordo com o edital, o quadro de oportunidades fica da seguinte forma:
Cargo | Ampla concorrência | PcD | Negros e Indígenas |
---|---|---|---|
Contador | 30 | 02 | 08 |
Técnico de Controle Interno | 1 | 0 | 0 |
Os interessados ao cargo de Contador precisam ter diploma de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no respectivo órgão de classe.
Já os candidatos ao cargo de Técnico de Controle Interno: diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Para ambos os cargos, o ganho é de R$ 10.175,24 levando em conta as gratificações ofertadas.
Funções
Os aprovados no cargo de Contador vão exercer as seguintes funções:
- elaborar demonstrativos mensais da execução orçamentária;
- elaborar os balancetes mensais, orçamentário, financeiro e patrimonial, bem como os balanços anuais, com os respectivos demonstrativos;
- examinar sob os aspectos jurídicos-contábeis e técnicos, os atos de natureza financeira e orçamentária, propondo quando for o caso, a realização de inspeções, para a apuração de fatos que mereçam estudos mais profundos;
- emitir pareceres sobre o assunto de sua especialidade;
- elaborar certificados de exatidão de balanços e peças contábeis;
- fazer a análise econômico financeira e patrimonial;
- supervisionar, orientar ou executar a escrituração de livros contábeis, de escrituração cronológica ou sistemática;
- proceder a estudos sobre sistemas de contabilidade, formas e planos de financiamento;
- executar quaisquer outros encargos semelhantes, pertinentes à categoria funcional, estabelecidos na legislação que regulamentou o exercício da profissão.
Já o Técnico de Controle interno, após aprovado no concurso CGM RJ 2023, precisa realizar as seguintes atribuições:
- avaliação do controle orçamentário, contábil, financeiro e operacional;
- estabelecimento de métodos e procedimentos de controles a serem adotados pelo Município para proteção de seu patrimônio;
- realização de estudos no sentido de estabelecer a confiabilidade e tempestividade dos registros e demonstrações orçamentárias, contábeis e financeiras, bem como de sua eficácia operacional;
- realização de estudos e pesquisas sobre os pontos críticos do controle interno de responsabilidade dos administradores;
- verificações físicas de bens patrimoniais, bem como a identificação de fraudes e desperdícios decorrentes da ação administrativa.
Como serão as provas CGM RJ?
O certame vai acontecer em duas etapas, além da prova objetiva, será realizada a avaliação de análise de títulos. A fase objetiva será realizada no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no dia 02 de abril de 2023 em horários diferentes.
- para o cargo de contador: 08h às 13h;
- para o cargo de técnico de controle interno: 15h às 20h.
Ao todo são 100 questões divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. De acordo com o edital, apenas para o cargo de contador, serão analisados os títulos dos candidatos aprovados e classificados na Prova Objetiva até a 300ª posição, respeitados os empatados na última posição.
Clique aqui para acessar o edital completo.