Foram divulgadas novas informações sobre o concurso CGE SP (Controladoria Geral do Estado de São Paulo). Segundo o órgão, todas as fases precisam ser finalizadas até a liberação do edital.
Inicialmente, é necessário a criação de uma carreira específica da CGE SP. A Controladoria foi estabelecida pela Lei n° 1361, de 21 de outubro de 2021 e, desde então, opera com servidores cedidos de outras áreas.
Diante disso, é preciso que seja enviado para Assembleia Legislativa um projeto para criação de carreira. Os estudos já foram iniciados também visando vagas.
Informação sobre o concurso CGE SP
É importante pontuar que este será o primeiro concurso do órgão. Sobre o assunto, a CGE SP afirmou: “Somente após a finalização destes estudos que se darão as próximas fases, com envio de anteprojeto de lei para a criação de carreira própria e início das fases para a realização de concurso. No momento não há previsão de data para a realização de um concurso público”.
Tudo indica que a seleção vá acontecer em 2024. A informação foi repassada na quarta-feira, 29 de março, pelo controlador-geral do órgão, Wagner Rosário.
Vale pontuar que a nomenclatura do cargo ainda não foi definida. Tudo indica que será Auditor de Controle ou algo similar.
Eu dependo do tempo de aprovação da Assembleia, que não consigo controlar. Terminado esse prazo, o concurso acho possível ser realizado em até 7 meses. Minha expectativa é que aconteça já início do ano que vem e que daqui um ano os novos servidores já estejam até empossados. Essa é a minha expectativa”.
O que faz a CGE SP?
Criada em 2021, a CGE SP é responsável por providências necessárias à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria, à promoção da ética no serviço público e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado.
O órgão também conta com as seguintes atribuições:
I-Prestar assessoramento ao Governador do Estado em assuntos pertinentes ao seu objeto institucional;
II – Celebrar os acordos de leniência de que trata a Lei federal nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado;
III – Exercer a função de órgão central do Sistema Estadual de Controladoria e do Sistema Estadual de Defesa do Usuário do Serviço Público.
Editais abertos em São Paulo
As inscrições do concurso TJ SP ( Tribunal da Justiça de São Paulo) estão abertas.As oportunidades serão para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 05 de maio, pelo portal Vunesp, banca organizadora. A taxa de inscrição é R$ 81.
Vagas concurso TJ SP
As oportunidades são para nível médio. Confira a tabela:
CARGOS | VAGAS | SALÁRIO |
---|---|---|
Escrevente Técnico Judiciário | 60 | R$ 5.480,54* |
Vale lembrar que os aprovados ainda receberão benefícios de auxílio-alimentação, saúde e transporte.
Como serão as provas do concurso TJ SP ?
A aplicação está prevista para o dia 2 de julho de 2023 e as questões serão distribuídas em blocos, como segue:
- BLOCO I: Língua Portuguesa (24);
- BLOCO II: Conhecimentos em Direito (40); e
- BLOCO III: Conhecimentos Gerais (Atualidades (6), Matemática (6), Informática (14) e Raciocínio Lógico (10).
A fase objetiva vai contar com 100 questões e duração de 05 horas. A etapa será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. O bloco III terá apenas caráter classificatório.
O certame vai contar com duas etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Prova Prática, de caráter eliminatório.
O concurso ainda conta com prova prática. Esta tem a principal função de aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
A avaliação constará de duas atividades (formatação e digitação), a serem realizadas como segue:
- Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
- Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.