Concurso Bombeiros PI abre inscrições para 400 vagas

Não perca a chance

Estão abertas as inscrições para o concurso Bombeiros PI (Piauí). Ao todo, são 400 vagas para ingresso no Curso de Formação de Soldados, com salário inicial de R$ 3,8 mil.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de maio, por meio do site oficial da banca NUCEPE. Para participar é preciso pagar o valor de R$ 120.

Vagas concurso Bombeiros PI

Como já mencionado, o concurso Bombeiros PI está disponibilizando 400 vagas, que serão distribuídas do seguinte modo:

  • Vagas imediatas
    • 180 vagas para o sexo masculino
    • 20 vagas para o sexo feminino
  • Cadastro reserva
    • 180 vagas para o sexo masculino
    • 20 vagas para o sexo feminino

Quem pode se inscrever no concurso Bombeiros PI?

Para participar do concurso Bombeiros PI é preciso seguir os requisitos estabelecidos no edital. Sendo eles:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter altura mínima de 1,60m para homem e 1,55m para mulher;
  • Apresentar ilibada conduta pública e privada;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função bombeiro militar;
  • Ter concluído o Ensino Superior em qualquer área;
  • Ter concluído com aproveitamento o Curso de Formação de Soldados (CFSd BM);
  • Se Reservista das Forças Armadas, deverá o candidato ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento BOM; e
  • Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou obter permissão para dirigir na Categoria “AB.

Como serão as provas?

As provas do concurso Bombeiros PI serão aplicadas em um total de cinco fases distribuídas entre: provas escritas; avaliação psicológica; exames de saúde; testes de aptidão física; investigação social. A prova objetiva está marcada para dia 21 de maio.

De acordo com o edital, terá duração de 05 (cinco) horas, 05 (cinco) alternativas e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 80 (oitenta) pontos.

Por sua vez, na prova dissertativa, o candidato deve:

  • Ter o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresentar e defender, um ponto de vista em relação ao tema proposto;
  • Demonstrar domínio dos mecanismos linguísticos que assegure a progressão e o encadeamento das ideias e apresentar uma conclusão adequada à argumentação defendida.

As provas do concurso Bombeiros PI serão realizadas no horário de 8h30 (oito horas e trinta minutos) às 13h30 (treze horas e trinta minutos), na cidade de Teresina – PI.

É importante salientar que a segunda fase se refere aos exames de saúde, médico e psicológico. O Exame de Saúde (Médico e Odontológico) estará sob a responsabilidade de juntas médicas designadas pelo NUCEPE/UESPI especificamente para esse fim.

As juntas médicas, designadas pelo NUCEPE/UESPI e responsáveis pela avaliação médica e a avaliação dos exames laboratoriais e complementares, serão compostas por:

  • 01 médico cardiologista, 01 médico ortopedista, 01 médico ginecologista, 01 médico oftalmologista, 01 médico clínico e 01 dentista.

Exames solicitados

Os exames pedidos no concurso Bombeiros PI serão laboratoriais e médicos complementares:

Dos Exames Laboratoriais

I – sangue: hemograma completo (com contagem de plaquetas), coagulograma, glicemia de jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol (total e frações – LDL, HDL e VLDL), triglicerídeos, gama-GT, fosfatase alcalina, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas (total e frações), sorologia para doença de Chagas (pelo menos 2 métodos), VDRL (ou sorologia para sífilis), perfil sorológico para hepatite B (incluindo obrigatoriamente: HBsAg, HBeAg, Anti HBc (IgM e IgG), Anti HBe, Anti HBs), sorologia para hepatite C (Anti HVC) e tipagem sanguínea (grupo ABO e fator Rh);
II – Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS).

Dos exames médicos complementares

  1. Eletroencefalograma (EEG), com laudo;
    B. Eletrocardiograma, com laudo;
    C. Teste ergométrico, com laudo;
    D. Radiografia de tórax em projeções póstero-anterior (PA) e perfil com laudo; radiografia da coluna vertebral em PA e perfil, escanometria;
    E. Avaliação oftalmológica: laudo descritivo e conclusivo de consulta médica realizada por especialista (oftalmologista) com RQE ou documento comprobatório de sua especialidade, que deve, adicional e obrigatoriamente, citar os seguintes aspectos (e resultados de exames médicos):
    1) acuidade visual sem correção;
    2) acuidade visual com correção;
    3) tonometria;
    4) biomicroscopia;
    5) fundoscopia;
    6) motricidade ocular;
    7) senso cromático (teste completo de Ishihara);
    8) medida do campo visual por meio de campimetria computadorizada, com laudo.
    F. Audiometria tonal, com laudo;
    G. Radiografia odontológica panorâmica, com laudo;
    H. Exame Toxicológico do tipo “larga janela de detecção” (mínima de 90 dias), realizado por meio de amostra de materiais biológicos (cabelos ou pelos), para detecção de maconha, metabólitos do delta-9 THC, cocaína, anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados) e opiáceos, devendo constar no exame, obrigatoriamente, o respectivo QR Code e/ou chave de verificação, ou outro recurso de verificação de autenticidade utilizado comumente pelo órgão/instituição expedidor(a).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.