Concurso Bombeiros PA 2022: Gabaritos das provas são publicados

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará vai abrir um novo edital de concurso público

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará tem um novo edital de concurso público (Concurso Bombeiros PA 2022) em andamento para o preenchimento de 405 vagas para o cargo de Soldado (praça), com requisito de nível médio completo. Os salários iniciais chegam a R$3.960.

As provas objetivas do certame foram aplicadas no último domingo, 15 de maio. Os gabaritos das provas já podem ser consultados (veja aqui). O certame registrou 35 mil inscritos.

O Instituto AOCP tem a responsabilidade do concurso. A secretária de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, falou sobre a importância de abertura do edital do concurso de Bombeiros-PA.

“A assinatura do contrato para a realização do concurso público dos bombeiros reforça o nosso compromisso para com os avanços na segurança pública do nosso Estado e a população, o que demonstra o esforço da atual gestão em possibilitar melhorias à população”, ressaltou Hana. 

Do quantitativo de vagas do concurso Bombeiros-PA, 364 oportunidades são oferecidas para os homens e 41 para as mulheres.

Para concorrer a uma das vagas de Soldado, o candidato precisa de certificado ou atestado de conclusão do ensino médio e idade entre 18 e 30 anos. Além disso, são requisitos: altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

Inscrição concurso Bombeiros PA 2022

Os interessados em concorrer a uma das vagas no concurso Bombeiros-PA puderam se inscrever no período compreendido entre 10 horas do dia 03 de março e 07 de abril de 2022, por meio do Instituto AOCP. A taxa de inscrição custou R$68,50.

De acordo com o edital do concurso, somente membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), poderão solicitar a isenção da taxa. Para isso será necessário enviar a documentação comprobatória da condição de 3 a 7 de março, pelo portal do Instituto AOCP.

Provas

O concurso público do Corpo de Bombeiros do Pará vai contar com cinco etapas, da seguinte maneira:

  • 1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva, classificatório e eliminatório;
  • 2ª Etapa – Exame de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas) e entrevista;
  • 3ª Etapa – Exame de Avaliação de Saúde, de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Teste de Avaliação Física, de caráter eliminatório;
  • 5ª Etapa – Investigação dos Antecedentes Pessoais, de caráter
  • eliminatório.

As etapas do concurso Bombeiros-PA 2022, com exceção da investigação dos antecedentes pessoais, serão realizadas nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

A prova objetiva foi aplicada no dia 15 de maio de 2022. Os candidatos tiveram que responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Raciocínio Lógico, 15 de Química, 15 de Física, 10 de Biologia e 15 de Legislação Específica. A prova terá valor de 160 pontos.

Para prosseguir para as demais etapas, o participante deverá obter, pelo menos, 50% do total de pontos, para ser considerado habilitado para prosseguir nas próximas etapas da seleção.

Para o exame de avaliação psicológica, por exemplo, serão convocados os classificados em posição até três vezes o número de vagas. Nessa fase o candidato será considerado indicado ou contraindicado de acordo com o perfil exigido para frequentar o curso de formação de praças.

O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Comissão organizadora do concurso Bombeiros PA 2022

A comissão organizadora conta com oficiais do Corpo de Bombeiros e servidores da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad PA). A composição está dividida da seguinte maneira:

I – Presidente:

  • CEL QOBM Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro – Diretor de Pessoal do CBMPA

II – Membros:

  • CEL QOBM Eduardo Celso Da Silva Farias – Diretor de Ensino e Instrução do CBMPA
  • TEN CEL QOBM Alessandra De Fátima Vasconcelos Pinheiro – Subdiretora de Pessoal
  • Fernanda De Carvalho Bessa Carvalho (Seplad)
  • Germana Cristina Mota Gonzaga Silva (Seplad)

III – Secretária:

  • 2o TEN QOBM Ana Paula Britto Pereira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.