O Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal vive uma situação no mínimo delicada. A corporação conta hoje com apenas 60% da demanda ideal para o exato exercícios de suas atribuições, fazendo com que um novo concurso público seja necessário para oxigenar o seu quadro de servidores.
De acordo com dados obtidos, a média geral hoje é de cerca de 6,2 mil homens, enquanto a Lei que dispõe sobre os militares da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (Lei Federal nº 12.086 de 6 de novembro de 2009) estabelece que seriam necessários 9.703 militares para atendimento aos quase 3 milhões de habitantes da capital federal. É importante salientar que o número não considera militares na reserva, alunos ou aspirantes a oficiais. Além disso, os efetivos incluem funcionários do quadro administrativo e de saúde.
Desde a publicação da lei, em 2009, o DF teve um aumento de 8% na população, saindo do ideal de 247 habitantes para 309 habitantes por Bombeiro. Hoje, as unidades do Corpo de Bombeiros do DF opera com média diária de 30 homens, quando o ideal seria um efetivo de 90. Para que isso fique em um patamar sólido, anualmente seria necessário o ingresso de, pelo menos, 400 novos militares.
Para tentar diminuir o quadro alarmante, o Bombeiros-DF já conta com autorização para realização de um novo concurso público para preenchimento de vagas nos postos de soldado e oficial. Lembrando que o concurso para oficiais já teve edital publicado, mas está suspenso, com possibilidade de retorno a qualquer momento. Já para os soldados, estima-se que até o fim do ano ou início do próximo o edital esteja na praça, contemplado mais de 700 oportunidades para candidatos com qualquer nível superior.
Além do nível de ensino, para concorrer a uma das vagas foi necessário possuir idade de 18 a 28 anos e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Do quantitativo de oportunidades, 620 são para soldados (448 para qualificação bombeiro militar geral operacional; 112 para soldado condutor e operador de viaturas), 55 para soldado de manutenção (veículos e equipamentos/materiais) e cinco para soldado de manutenção (aeronaves equipamentos/materiais). As vagas de oficiais estão distribuídas em 115 para oficial bombeiro militar combatente, 20 para complementar, 20 para médicos e quatro para cirurgiões-dentistas.
O CBM-DF não divulgou as remunerações iniciais dos cargos. Mas, tendo com base no último concurso anterior para soldados, o inicial era de R$ 3.413,62 na segunda classe, passando para R$ 4.464,11 na primeira.