O concurso Banco do Brasil é uma oportunidade para quem deseja estabilidade financeira e profissional. Por se tratar de uma grande chance, é preciso muita preparação.
O certame vai contar com questões objetivas e também fase discursiva. Nessa fase, o candidato vai realizar uma redação argumentativa.
Contudo, você sabe como fazer um bom texto para se destacar frente à concorrência? Conhece a técnica brainstorming? Esse é um mecanismo perfeito para te auxiliar na execução de sua redação. Saiba mais!
Brainstorming na redação do BB
Fazendo a tradução do inglês, essa palavra significa tempestade no cérebro, como se fosse uma explosão de ideias. Portanto, muito usada para quem deseja trabalhar a criatividade e conseguir colocar tudo no papel.
É importante você saber que esta é uma forma de aprofundar em um determinado tema. No processo de redação, é importante que você não cite argumentos rasos.
Uma das principais dificuldades citadas pelos concurseiros é organização de ideias. Por meio dessa técnica, você vai conseguir pontuar os argumentos através do seguinte passo a passo:
- Faça uma lista de possibilidades argumentativas;
- Analise a sua lista e escolha três argumentos que possam fundamentar a sua redação;
- Organize os recursos.
Não tenha medo de pensar e colocar a sua criatividade em jogo. Eis o motivo que listar os argumentos ou ideias é fundamental para que você possa construir um corpo de redação excelente.
Entretanto, se você busca formas de estudo e dicas para realização do seu texto do Banco do Brasil, é fundamental lembrar que buscar a prática de leitura é imprescindível.
Um leitor tem uma gama maior de palavras e consegue formular melhor as ideias e construção de um texto. No momento de estudo de redação, procure também praticar e exercitar a escrita. Critique as suas ideias e não tenha medo de excluir aquelas que não combinam com o seu texto. Faça as seguintes perguntas:
- Como vou falar sobre isso?
- O que sei sobre isso?
- Quais os temas importantes que podem fundamentar a minha ideia?
Inscrições e vagas concurso Banco do Brasil
Os interessados poderão se inscrever entre os dias 23 de dezembro até 24 de fevereiro de 2023 pelo portal Cesgranrio. A taxa de inscrição é R$ 50.
As vagas são para escriturário dividido entre Agente de Tecnologia e Agente comercial. Confira a lista:
CARGO | VAGAS |
Escriturário – agente comercial | 2.000 + 1.000 CR |
Escriturário – agente de tecnologia | 2.000 + 1.000 CR |
Vale lembrar que os aprovados poderão atuar nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
O edital informa que o aprovado fará jus ao valor de R$ 3.622,23. Contudo, serão acrescidos demais benefícios como:
- Auxílio alimentação/refeição e cesta alimentação;
- Auxílio-transporte;
- Participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
- Planos de saúde e odontológico;
- Previdência complementar;
- Auxílio-creche; e
- Auxílio ao filho com deficiência;
- Acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e o requisito é certificado de nível médio em uma instituição reconhecida pelo MEC.
A primeira etapa do concurso Banco do Brasil será composta por 70 questões, sendo que 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos. As provas objetivas estão marcadas para 24 de abril de 2023.
Clique aqui para acessar o edital completo.