O concurso Antaq ( Agência Nacional de Transportes Aquaviários) deve acontecer em breve. Isso porque, a Justiça Federal estabeleceu prazo para liberação do edital.
A solicitação do certame foi feita pelo MPF- Ministério Público Federal – e acatada parcialmente pela Justiça. Diante disso, a União foi condenada a autorizar, no prazo de 60 dias, uma nova seleção.
Entre os dados apresentados, o MPF relatou o fechamento da unidade da Antaq no estado do Amapá, em 2018, em virtude da falta de funcionários. Sendo assim, dentre as oportunidades posteriormente divulgadas, serão inclusas lotações para Macapá- Amapá, com a intenção de recompor o quadro de servidores e reativar o posto anteriormente fechado.
A decisão foi do juíz federal Hilton Sávio Gonçalo:
“Por fim, entendo que o prazo de sessenta dias é suficiente para o cumprimento do presente, mormente ante a existência de encaminhamentos da ANTAQ ao Ministério da Economia, desde 2019, requerendo autorização para a realização de concurso público.”
Confira aqui a decisão na íntegra
A autarquia enviou pedido junto à Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Foram solicitadas 128 vagas divididas da seguinte forma:
Vale lembrar também que o órgão precisa da recomposição de funcionários já que a estimativa de aposentadoria é de 39 servidores para os próximos cinco anos.
Conheça os cargos do órgão:
As remunerações sofreram reajuste levando em conta o percentual de 9% de aumento garantido aos servidores federais. Sendo assim, os valores são:
Veja as funções de cada cargo:
Especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários: exercer atividades de nível superior voltadas às atividades especializadas de regulação, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infraestrutura, assim como implantação de políticas e realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
Analista Administrativo: exercer atividades de nível superior, de elevada complexidade e responsabilidade, voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas.
Técnico Administrativo: exercer atividades de nível intermediário voltadas ao suporte e apoio às atividades especializadas administrativas e logísticas.
Técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários: exercer atividades de nível intermediário voltadas ao suporte e apoio às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infraestrutura, assim como implantação de políticas e realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
O último concurso aconteceu em 2014 e foram ofertadas 143 vagas para Analista Administrativo, Técnico Administrativo, Especialista em regulação e Técnico em regulação.
As vagas foram distribuídas para os seguintes municípios:
O concurso Antaq contou com estas fases:
A fase objetiva teve 120 questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos:
A fase discursiva foi uma redação composta por 30 linhas e a avaliação de títulos para cargos de nível superior.