A Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral Federal (PGF) podem ter editais do concurso AGU e PGF publicados ainda este ano. A previsão foi dada na última segunda-feira, 26, pelo procurador-geral federal, Miguel Cabrera Kauam durante uma reunião interna de serviço na Advocacia Geral da União.
Detalhes sobre o concurso AGU e PGF
O certame do PGF está em andamento por meio da escolha da banca. O procurador informou que serão 100 vagas para formação de cadastro reserva. “A gente terminou o processo basicamente aqui no âmbito da PGF, com a elaboração do edital. A gente já tem o ‘ok’ orçamentário do Ministério da Economia, e a gente tá na fase da seleção da entidade que irá promover a seleção do concurso. Provavelmente até o final de outubro e começo de novembro a gente consiga lançar o edital deste concurso, para que até maio ou junho do ano que vem a gente possa nomear esses colegas. A gente vai ter 100 vagas mais alguma coisa de cadastro de reserva, que parece pouco mas é significativo”, disse Miguel.
Foi anunciado em 2021 o quantitativo de vagas. Com isso, são esperadas 300 vagas, deste número, 100 para a carreira de advogado da União, 100 para procurador da Fazenda Nacional e 100 para procurador federal. Vale lembrar que os cargos são para nível superior, sendo necessário graduação em Direito, além de dois anos de prática forense.
Vale lembrar que a remuneração para os cargos é de R$21.472,49, além de auxílio-alimentação de R$ 458. De acordo com AGU, o certame só será possível devido a disponibilidade orçamentária. “A disponibilidade orçamentária foi atestada pelo Ministério da Economia e demonstra importância de se iniciar a recomposição das vagas em aberto no âmbito da instituição“, afirmou AGU em 2021. Acompanhe mais detalhes sobre o concurso AGU e PGF
Validade do certame AGU
O certame do ano de 2018 segue válido e foi prorrogado em maio deste ano. “Prorrogar por um ano, a partir de 18 de maio de 2022, o prazo de validade do concurso público para provimento de cargos efetivos do Quadro de Apoio Técnico-Administrativo da Advocacia-Geral da União, cujo resultado final foi homologado pelo edital SGA nº 18, de 1º de agosto de 2019, publicado no Diário Oficial da União nº 150, de 6 de agosto de 2019″
Com a nova data, o certame será prorrogado para maio de 2023. Sendo assim, neste período, os aprovados poderão ser convocados. Ao todo foram oferecidas um total de 100 vagas que foram distribuídas entre os seguintes cargos:
- Administrador (48 vagas);
- Analista técnico-administrativo (dez);
- Arquivista (duas);
- Bibliotecário (uma);
- Contador (32); e
- Técnico em assuntos educacionais (duas) e em Comunicação Social (cinco).
As provas objetivas tiveram um total de 60 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Raciocínio Lógico (cinco);
- Noções de Informática (cinco);
- Conhecimentos Gerais (dez); e
- Conhecimentos Específicos (30)