Concurseiro: 5 sinais de que você está estudando errado

Aqui vamos relacionar falhas gerais que podem estar prejudicando os seus estudos, confira a seguir!

Se você é um concurseiro de plantão ou está se preparando há um tempo para seu primeiro concurso já sabe que o caminho é árduo.

Com tanta concorrência, não dá para relaxar nos estudos. Afinal, na sala da prova haverá muitos participantes que estão se dedicando, talvez, já faz anos para esse momento.

Então, a saída é entrar de cabeça nos conteúdos mesmo e buscar melhorar a cada dia o desempenho no aprendizado.

Para isso, não faltam métodos e nem dicas. Conselhos de concurseiro que já foi aprovado são conferidos aos montes pela internet. Porém, o que importa mesmo é você descobrir a melhor forma para você, conhecer suas limitações e testar os métodos que dão certo no seu caso.

Aqui vamos relacionar erros gerais que podem estar prejudicando os seus estudos, confira a seguir!

1 – Não tem um cronograma definido

Definir um cronograma de estudos é a primeira coisa a se fazer ao se tornar um concurseiro. Coloque no papel todas as matérias que precisa estudar. Há aquelas que são certas em quase todo certame. Mas há as específicas, que são expostas no Edital – não deixe de conferi-lo quando for divulgado.

2 – Montou o cronograma errado

Um bom cronograma intercala as disciplinas. Ele deve ser todo pensado para que você possa cumprir seus objetivos, estudar sem cansar e seguir assim até o dia da prova.

Colocando matérias muito semelhantes uma após a outra vai fazer com que você ache o estudo maçante. Além disso, o cérebro mesmo acaba não absorvendo um conteúdo monótono por muito tempo. Então o ideal é apostar no estudo intercalado, sobre o qual já falamos por aqui: Estudo intercalado: Conheça o método para aprender sem cansar

3 – Tem metas impossíveis

Quando você for começar a estudar para concursos, pense em metas para atingir dentro de determinados períodos. Mas leve em consideração as suas limitações, o seu tempo disponível, a sua saúde.

Claro que para passar em um concurso é preciso dedicação, mas cada concurseiro sabe até onde consegue ir. De nada adianta definir metas muito grandiosas se, para você, são impossíveis de alcançá-las.

4 – Não se testa

Estudar sem testar os seus conhecimentos é algo que não vai te levar à aprovação em concursos.

Responder questões da banca organizadora do certame, por exemplo, é algo essencial para qualquer concurseiro. Quanto mais, melhor.

Além disso, é válido realizar simulados e outros testes para ver como está o seu nível, conteúdos que precisam ser reforçados, em quais matérias você está indo bem, etc.

Faça isso pelo menos uma vez na semana. O ideal é tentar responder questões todos os dias. Quando chegar no mês da prova, foque na revisão de seus resumos, em simulados e questões.

5 – Não estuda conteúdos difíceis

Estudar somente conteúdos agradáveis e fáceis de aprender é algo tentador. Mas isso não ajuda concurseiro algum a conseguir bons resultados.

Portanto, em seu cronograma de estudos inclua sempre como prioridades as matérias mais complicadas, que precisam de sua dedicação e que geram dificuldade no aprendizado. São elas que vão levar você a atingir um nível melhor na prova.

Temos um post que dá dicas a você sobre isso também, confira:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/estudar-conteudos-dificeis/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.