Nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), registrou um crescimento alarmante de 87% nas denúncias de violações dos direitos humanos relacionadas a idosos, comparando com o mesmo período do ano anterior. Um total de 47 mil denúncias equivalentes a aproximadamente 282 mil violações de direitos, que incluem violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material. Já de janeiro a maio de 2022, foram registradas 150 mil violações em mais de 30 mil denúncias.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 estimam que a população brasileira na faixa etária de 60 anos ou mais seja de 14,7%, equivalentes a cerca de 31,2 milhões de pessoas. Vale ressaltar que, os números obtidos este ano, podem ser ainda superiores, devido à suspeita de uma grande quantidade de casos não registrados.
Quais são os principais tipos de abuso e exploração dos idosos no Brasil?
Em um lugar não desejado no ranking das principais violações aos direitos dos idosos, estão os crimes financeiros, que representam em sua maioria golpes realizados através de ligações telefônicas, frautadores online e por e-mail se passando por instituições financeiras e golpes presenciais. Além disso, explora-se, muitas vezes, a generosidade dos idosos com pedidos de doações para falsas instituições de caridade.
Nos golpes telefônicos, os golpistas se passam por funcionários de bancos ou empresas de cartão de crédito, alegando problemas nas contas dos idosos, ganhando assim suas informações pessoais para transações fraudulentas e roubo de identidade. As fraudes online costumam tentar roubar informações sensíveis através da tática de phishing, enviando e-mails falsos que aparentam ser de empresas conhecidas. Nos golpes presenciais, os idosos são abordados em suas residências por falsos funcionários de organizações, convencendo-os a fornecerem informações bancárias ou comprarem produtos desnecessários.
Como lidar com a violência e a exploração dos idosos no Brasil?
Para combater esses tipos de crime, é imprescindível informar e conscientizar a população idosa sobre os golpes. Os familiares, amigos e cuidadores também devem estar atentos a qualquer comportamento financeiro estranho ou compartilhamento de informações pessoais com estranhos. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia para denúncias de abuso e exploração de idosos, serviço que não necessita de identificação do denunciante. Para situações de risco iminente de violência, o número 190 da Polícia Militar também está disponível.
Idosos brasileiros se destacam no uso da internet, revela Censo do IBGE
O cenário digital brasileiro está passando por uma transformação: pela primeira vez, mais da metade dos idosos do Brasil está acessando a internet. Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2022, entre 2019 e 2021 houve um aumento significativo no percentual de idosos conectados na rede.
Enquanto os grupos etários mais jovens também apresentaram crescimento no uso da web, foi o segmento dos idosos que mais cresceu. De 44,8% para 57,5%, alta de 12,7 pontos percentuais, os idosos estão se familiarizando cada vez mais com as tecnologias e descobrindo os benefícios do ambiente digital.
Por que o aumento de idosos conectados na internet?
Essa mudança se deve, em grande parte, à popularização dos dispositivos móveis e à expansão da conectividade. Os idosos, muitos deles aposentados ou com atividades de trabalho reduzidas, estão aproveitando os benefícios da internet para resolver dúvidas, conversar com pessoas queridas, fazer buscas de interesse e até para buscar um estilo de vida mais saudável.
O que os idosos estão buscando na internet?
De acordo com o Google, as pesquisas desses usuários surpreendem. As mulheres, por exemplo, demonstraram interesse por “maiô para senhoras de 60 anos”, busca que cresceu 160%. Outra busca da faixa etária são informações sobre bem-estar e atividades físicas para idosos, as quais cresceram 84%. Além disso, também houve um interesse crescente por “aplicativos de relacionamento para terceira idade”.
Quais os riscos do acesso dos idosos à internet?
Apesar dos benefícios, há também alertas importantes quando falamos sobre idosos na internet. A falta de familiaridade com o ambiente digital torna este grupo mais vulnerável a golpes, como os frequentes golpes contra aposentados do INSS realizados por meio de WhatsApp, e-mail e SMS.