COMUNICADO importante para quem aguarda o 3º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda
Pagamento do novo lote da restituição do Imposto de Renda está sendo feito nesta segunda-feira (31). Veja quem pode receber
Mais de 5,6 milhões de contribuintes de todas as regiões do país poderão receber nesta segunda-feira (31) o dinheiro do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais do Fisco, pouco mais de R$ 7,5 bilhões estão sendo liberados oficialmente para este fim.
Este será o primeiro pagamento do ano em que a Receita Federal contempla também as pessoas que não estão no chamado grupo prioritário. Mesmo que os pagamentos sigam dando prioridade para alguns grupos específicos, algumas pessoas que não se encaixam no privilégio também poderão receber.
Podem receber o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
Note, no entanto, que os não prioritários que recebem o dinheiro no terceiro lote são pessoas que realizaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 23 de março deste ano. Os demais grupos deverão receber o dinheiro da restituição nas datas seguintes.
As datas de pagamentos
Ao todo, a Receita Federal pretende realizar cinco pagamentos de restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos serão feitos não apenas para as pessoas que declaram a documentação este ano. Quem declarou nos anos anteriores também tem chances de receber o saldo agora, desde que tenham regularizado as suas situações junto ao Fisco.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de repasses da restituição para este ano de 2023:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 31 de julho (pago hoje);
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
A Receita Federal libera o processo de consulta do recebimento sempre uma semana antes dos pagamentos. Assim, ainda não é possível saber quem são as pessoas que poderão receber o saldo no quarto ou no quinto lote. É necessário esperar mais algumas semanas para conseguir estas informações.
O processo de consulta
No caso dos pagamentos do terceiro lote, o processo de consulta foi aberto há uma semana exatamente. Não é necessário sair de casa para realizar esta verificação. Basta abrir o site oficial da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda, e logo depois em Consultar a Restituição. Será preciso indicar algumas informações básicas como CPF e data de nascimento, por exemplo.
Para uma consulta mais detalhada, com informações mais completas, o cidadão pode realizar a verificação através do portal e-CAC, que está disponível dentro do sistema do aplicativo do Imposto de Renda.
O pagamento da restituição
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito diretamente na conta que o cidadão informou no momento da declaração do Imposto de Renda. Caso o indivíduo tenha optado por receber o saldo através do sistema do Pix, o dinheiro será depositado via chave que foi informada na mesma declaração.
Se, por algum motivo, a conta ou a chave informada tenham sido alteradas, o dinheiro será enviado pelo Fisco para o Banco do Brasil. Neste caso, é importante que o contribuinte entre em contato com este banco para reagendar o crédito dos valores.
O cidadão pode entrar em contato com o Banco do Brasil indo até uma agência bancária mais próxima. O pedido de reagendamento também pode ser feito através do portal oficial do banco na internet, ou através da Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, é importante entrar em contato com um contador de sua confiança.