Comunicação Interna e o Marketing Digital
A comunicação interna é relevante em toda a empresa, entretanto, faz diferença direta nos resultados do Marketing Digital. Esse, por sua vez, pode ajudar a melhorar essa comunicação. Confira!
O Marketing é a Comunicação?
O marketing de uma área dentro da comunicação de uma empresa. Sendo assim, a comunicação (interna e externa) é uma obrigação da área, uma vez que esse é um dos princípios do marketing, inclusive o digital.
O Marketing digital é um progresso do marketing em resposta a evolução digital ocorrida nos últimos anos. No entanto, o marketing também é impactado negativamente pelas falhas de comunicação, bem como ocorre com todas as empresas.
Entretanto, sendo uma área que trabalha com comunicação é importante participar das estratégias da empresa para melhorar a comunicação.
Clarificação sobre a objetividade das ações de Marketing Digital
Para que as ações oriundas das campanhas de marketing digital sejam efetivas, a comunicação dentro da empresa inteira precisa estar clarificada.
Assim como as demais áreas, as ações de marketing digital são interdependentes entre elas mesmas, bem como depende também dos demais setores.
O alinhamento estratégico é de extrema relevância para o andamento das ações de marketing digital.
Comunicação informal também é comunicação interna
As conversas informais entre os gestores, bem como as ações estratégicas das áreas dão resultados assertivos quando feitas junto com outras áreas.
Se a empresa possui uma gestão sem barreiras, fica muito mais natural para a gestão do marketing saber se as ações aumentaram as vendas, ou se os leads estão compatíveis com o entendimento da gestão comercial, por exemplo.
Há análises que podem ter início antes das métricas e reuniões. No entanto, essas análises sobre as particularidades da empresa só são feitas de verdade quando a comunicação interna é orgânica.
Fluxo de informações
As conversas entre equipes e gestores facilitam o fluxo das ações de marketing digital, pois são retornos genuínos que as outras equipes repassam, diretamente do cliente.
Se o atendimento da empresa transmite uma razão de reclamações, ao passo que possui uma sugestão, então essa sugestão pode agregar a uma ação de marketing.
Cultura de gestão participativa
Culturas de Gestão Participativa melhoram a comunicação interna. Haja vista que as pessoas se sentem mais à vontade para sugerir melhorias quando sentem que possuem relevância.
O marketing pode usar ferramentas de gestão para ajudar na comunicação interna. Bem como elaborar uma estratégia juntamente com o RH, por exemplo.
Treinamentos motivacionais e/ou online podem ajudar a quebrar a barreira de uma gestão anterior, ou uma cultura disseminada que se mostra prejudicial.