Comunicação Interna e o Marketing Digital - Notícias Concursos

Comunicação Interna e o Marketing Digital

A comunicação interna é relevante em toda a empresa, entretanto, faz diferença direta nos resultados do Marketing Digital. Esse, por sua vez, pode ajudar a melhorar essa comunicação. Confira!

O Marketing é a Comunicação?

O marketing de uma área dentro da comunicação de uma empresa. Sendo assim, a comunicação (interna e externa) é uma obrigação da área, uma vez que esse é um dos princípios do marketing, inclusive o digital.

O Marketing digital é um progresso do marketing em resposta a evolução digital ocorrida nos últimos anos. No entanto, o marketing também é impactado negativamente pelas falhas de comunicação, bem como ocorre com todas as empresas.

Entretanto, sendo uma área que trabalha com comunicação é importante participar das estratégias da empresa para melhorar a comunicação.

Clarificação sobre a objetividade das ações de Marketing Digital

Para que as ações oriundas das campanhas de marketing digital sejam efetivas, a comunicação dentro da empresa inteira precisa estar clarificada.

Assim como as demais áreas, as ações de marketing digital são interdependentes entre elas mesmas, bem como depende também dos demais setores.

O alinhamento estratégico é de extrema relevância para o andamento das ações de marketing digital.

Comunicação informal também é comunicação interna

As conversas informais entre os gestores, bem como as ações estratégicas das áreas dão resultados assertivos quando feitas junto com outras áreas.

Se a empresa possui uma gestão sem barreiras, fica muito mais natural para a gestão do marketing saber se as ações aumentaram as vendas, ou se os leads estão compatíveis com o entendimento da gestão comercial, por exemplo.

Há análises que podem ter início antes das métricas e reuniões. No entanto, essas análises sobre as particularidades da empresa só são feitas de verdade quando a comunicação interna é orgânica.

Fluxo de informações

As conversas entre equipes e gestores facilitam o fluxo das ações de marketing digital, pois são retornos genuínos que as outras equipes repassam, diretamente do cliente.

Se o atendimento da empresa transmite uma razão de reclamações, ao passo que possui uma sugestão, então essa sugestão pode agregar a uma ação de marketing.

Cultura de gestão participativa

Culturas de Gestão Participativa melhoram a comunicação interna. Haja vista que as pessoas se sentem mais à vontade para sugerir melhorias quando sentem que possuem relevância.

O marketing pode usar ferramentas de gestão para ajudar na comunicação interna. Bem como elaborar uma estratégia juntamente com o RH, por exemplo.

Treinamentos motivacionais e/ou online podem ajudar a quebrar a barreira de uma gestão anterior, ou uma cultura disseminada que se mostra prejudicial.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?