Comunicação Empresarial – Estou falando sério! – Você diz o que quer dizer? – Parte 4
Você sabia que há duas formas de definir os objetivos de sua empresa? O que chega ao seu cliente é exatamente o que você queria ter dito?
Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!” – em 5 artigos.
Nesta quarta parte falaremos sobre os objetivos da comunicação empresarial no seu negócio.
Quais os objetivos da sua comunicação empresarial?
Esses dados servirão como base que levante os objetivos da comunicação dentro da sua empresa:
Existem dois tipos de objetivos de comunicação: os permanentes e os pontuais.
Objetivos permanentes
Dentro dos permanentes, estão os valores da sua empresa, por exemplo:
- Temos tradição;
- Nossos administradores, gerentes e técnicos são os melhores;
- Temos profundo respeito por nossos clientes.
Objetivos pontuais
Os objetivos pontuais são circunstanciais, ou seja, serão determinados conforme os objetivos da sua empresa no momento, por exemplo:
- Obter conhecimento positivo para seu serviço/produto;
- Abrir novos canais de comunicação;
Conscientizar o público sobre sua capacidade tecnológica.
Com todos esses coletados, as necessidades de integração da comunicação de sua empresa estarão em suas mãos, assim como os pontos que necessitam de mudanças.
Não foi isso que eu quis dizer…
O cliente precisa entender a sua linguagem de forma clara, objetiva e transparente. É muito desagradável para um estabelecimento ter um cliente nervoso por conta de um desentendido ou por estar se sentindo negligenciado.
Muitas variações precisam ser consideradas dentro de uma situação, mas a forma como a sua empresa se comunica é o que diz se ela fica ou não nesse mercado atual.
Analisar os critérios citados aqui vai fazer com que repense todas as suas formas de comunicação interna e externa, então antes de achar que tudo foi mal entendido, pense se antes não foi mal informado.
A cliente escuta tudo o que a sua empresa não diz, e toda a forma de comunicação que chega até ele, fala muito sobre como a sua empresa o enxerga.
Não esqueça de que a responsabilidade por se fazer entender é do emissor da mensagem, não do receptor.
Na próxima postagem sobre essa série saberá como fazer um planejamento, pontos de atenção na mensagem e suas vantagens.