- Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!”– em 5 artigos. Nesta primeira parte falaremos sobre o PICE (O que é, critérios e estratégia).
É importante a comunicação voltada aos negócios
Sabemos a importância da comunicação em tudo o que fazemos, mas quando falamos de uma empresa que está nascendo na era da internet, a comunicação é um dos pilares de manutenção dessa empresa no mercado.
Para a melhoria da comunicação de sua empresa existem algumas ações, e uma dessas ações é realizar um planejamento estratégico.
Trouxemos os passos sobre como elaborar esse planejamento, para melhoria de sua comunicação e de suas vendas!
O que é PICE?
Um PICE é um Planejamento Integrado de Comunicação Empresarial que consiste em elaborar um plano em que os objetivos visem promover a integração entre as áreas da empresa, através da comunicação integrada.
Esse plano abrange a comunicação entre o marketing, a comunicação institucional e interna.
Os critérios do PICE
Para elaborar um PICE alguns critérios devem ser considerados:
- A história da empresa;
- Produtos e serviços;
- Cultura interna e externa;
- Comunicação formal (interna e externa);
Relação com:
Empregados,
Clientes,
Fornecedores,
Governo,
Sindicatos e comunidade em geral.
Estratégias características do PICE
- Estratégias de comunicação integrada utilizadas pelas empresas:
- Reformulação de sistemas de comunicação
- Comparação da história da empresa, alinhamento se necessário, a missão, visão e valores.
- Integração de todos os setores envolvidos nos produtos e serviços da empresa;
- Transmissão de uma imagem positiva para os funcionários, fornecedores e clientes;
- Melhoria da comunicação interna, através de atividades voltadas para a participação dos funcionários;
- Melhoria da comunicação externa, através de atividades junto à comunidade, por exemplo, patrocinando atividades esportivas.
Acompanhe os próximos artigos sobre o PICE e obtenha todas as melhorias que esse planejamento pode te trazer!